A cerimónia de inauguração contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, do Presidente do Politécnico do Porto. A Presidente da ESMAD e o Presidente da ESHT apresentaram as respetivas escolas, nas quais foram inauguradas as seguintes instalações: Oficina de Design e Estúdios e Suites de Edição da Escola Superior de Media Artes e Design e Laboratórios de Aplicação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

Para Aires Pereira, a importância dos politécnicos para a nossa comunidade prende-se com o dinamismo, inovação e rejuvenescimento que estes trazem ao meio onde se inserem. Por essa razão, o Município da Póvoa de Varzim desenvolveu sempre uma estreita relação com as Escolas do Politécnico, até porque é com base nesta cooperação institucional que se conseguem abrir portas a novas oportunidades de parcerias e projetos de investimento, com o objetivo de gerar mais emprego jovem e desenvolvimento económico para a região

O mais novo exemplo do sucesso desta sinergia é o Protocolo de Cooperação firmado entre a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a ESMAD que permitiu instalar no recém-inaugurado Centro Póvoa Empresas, um think-tank constituído por jovens profissionais e alumni da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto. O MAD-LAB vai funcionar como uma equipa aceleradora de empresas, start-ups e projetos de recém-diplomados, com o qual a autarquia vai desenvolver projetos conjuntos, designadamente de renovação da identidade gráfica e visual da Póvoa de Varzim enquanto destino turístico.