O encontro decorreu ontem, na sede da empresa, e juntou mais de duas centenas de pessoas. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente nesta reunião e sublinhou a “missão crucial no desenvolvimento da economia da região. Aqui é produzido o melhor leite do país, mas isso não é bastante, hoje, para que esse produto, tão qualificado e tão necessário à alimentação e à saúde dos consumidores, seja competitivo e torne sustentável a sua produção”.

O autarca afirmou ser do interesse do município que representa a progressão desta atividade: “a Câmara vem apoiando a modernização do setor, designadamente no tocante à criação das condições para o bem-estar animal. Tudo faremos para que os estábulos se qualifiquem, para reunirem as condições necessárias à continuidade desta atividade económica e à prosperidade de quem nela trabalha”.

Aires Pereira relembrou o seu cargo enquanto Presidente da Administração da Lipor e manifestou a disponibilidade dessa empresa intermunicipal para trabalhar nas questões da economia circular. Para o edil é necessário que o setor seja mais eficiente, mais sustentável, produza menos resíduos e que estes sejam matéria prima para dar continuidade à atividade. “Não chega gritar que isto não é assim, temos que demonstrar através das nossas práticas que estamos a contribuir para a sustentabilidade do setor e do planeta. Se não for assim, todos os dias haverá, nas ruas, nas televisões, nas rádios e nas redes sociais, pessoas muito empenhadas em atacar esta atividade”.

O Presidente da Agros, José Capela, afirmou que as vacas, as tradições rurais e o setor leiteiro sofrem ataques por parte de ambientalistas e vegans. No entanto, relembrou que, ao longo dos 70 anos de existência da Agros, foram muitos os momentos difíceis. “Mas nós somos persistentes, somos Homens da Terra, e todos nós somos parte ativa na trajetória deste futuro que muda a cada dia, cada vez mais volátil, incerto, ambíguo e complexo. Por mais adversidades que possam surgir, a nossa história é a nossa inspiração, e a identidade AGROS e, por conseguinte, do Grupo Agros, leva-nos a trabalhar incessantemente, de forma resiliente e de mangas arregaçadas, para construirmos juntos um futuro melhor em defesa da Produção de Leite”.