O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve em Bruxelas, e participou nesta Reunião Plenária do Comité das Regiões, organismo da União Europeia de que é membro efetivo.

Conforme já foi noticiado na Antena 1

e na RTP, o Comité das Regiões não aceita os cortes na política de coesão previstos no próximo orçamento da União Europeia de 2021 a 2027. Reunidos em Bruxelas, os representantes do poder local e regional quiseram deixar bem claro que estão preocupados e que cortar na coesão seria cortar numa das políticas que melhor define a União Europeia.

Os autarcas admitem que há vários outros assuntos a preocupar, mas a coesão e a Política Agrícola Comum são os que estão na linha da frente das preocupações nacionais e de todos os representantes no Comité das Regiões.

A este propósito, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira defendeu que “é importante a coordenação uma vez que há a necessidade do grupo português ter uma coordenação mais efetiva, nomeadamente a possibilidade da eleição do Presidente do Plenário ser português. Embora seja de uma ou outra família política não deixa de ser português e isso para nós é naturalmente motivo de regozijo”.