E já reparou que, apenas algumas horas após estas festas, as ruas estão limpas e a cidade está pronta para mais um dia de trabalho ou lazer dos seus munícipes? Sabia que na segunda-feira, quando sair de casa depois do fim de semana de Natal, não vai encontrar lixo à sua porta e nem em qualquer contentor da cidade?

A Póvoa de Varzim tem sido reconhecida pelo seu desempenho ambiental, quer no que diz respeito à educação, à conservação da natureza, à qualidade da água e à gestão dos resíduos sólidos urbanos tendo, por exemplo, o Prémio ECOXXI sido apenas um dos diversos reconhecimentos que o concelho tem recebido ao longo dos últimos anos.

“Póvoa de Varzim, um concelho de Bom Ambiente!” não é apenas um slogan. Para os funcionários de recolha dos Resíduos Urbanos é grande parte da sua vida e é graças ao seu empenho e profissionalismo que também se devem os Prémios e, mais importante do que as distinções, é a possibilidade de vivermos numa cidade limpa.

Por estes motivos, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, faz questão, todos os anos, de desejar-lhes pessoalmente as Boas Festas. A noite de 23 de dezembro é tradicionalmente a escolhida para este encontro e ontem, entre a meia-noite e a 1h00, o autarca esteve a conversar com o grupo e a ouvir as suas esperanças em termos profissionais para o ano vindouro. A noite estava fria mas, como disseram os funcionários, ainda ia arrefecer mais: “o pior é lá para as 3h00 da madrugada”, contaram. Quando chove é preciso um esforço extra para haver alegria no trabalho. O turno começa à meia-noite e termina às 6h30. Neste período fazem duas viagens até à Lipor para descarregar. Antes de irem descansar ainda têm de lavar os camiões. “Um trabalho difícil”, sublinhou o Presidente.

Por isso, este Natal, seja amigo de quem trata tão bem da sua cidade: produza a menor quantidade de lixo possível.