Esta manhã – e tal como já é tradição – o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, visitou o Instituto Maria da Paz Varzim, o Instituto Madre Matilde, a Casa do Regaço e, este ano, pela primeira vez, o Centro Social e Bem-Estar de S. Pedro de Rates e entregou a cada um dos utentes e funcionários uma caixa de chocolates. Este é um gesto simbólico por parte da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim para desejar um Feliz Natal a quem faz parte destas famílias, quer a quem cuida como a quem é cuidado.

A manhã começou no Instituto Maria da Paz Varzim onde, além dos chocolates, foi oferecida uma outra prenda: um cheque no valor de €1660,50. A mesma quantia foi também oferecida ao Centro Social e Bem-Estar de S. Pedro de Rates, motivo pelo qual o Presidente incluiu na sua rota desta manhã esta instituição. Este valor foi conseguido graças à colaboração dos munícipes. Isto é, a empresa Wippytex, Lda, responsável pelos Roupões, disponibiliza ao Município, uma verba no âmbito da Responsabilidade Social da Empresa. A quantia a entregar pela Wippytex corresponde ao resultado da multiplicação dos quilos recolhidos de 1 dezembro de 2015 a 30 de novembro deste ano (66.420) por 5 cêntimos. No final desta notícia veja a localização dos Roupões.

A distribuição da verba angariada na freguesia da Póvoa de Varzim é rotativa entre as instituições de solidariedade social. Quanto à freguesia de Rates, como incentivo e reconhecimento pela colaboração neste projeto social e ambiental pelo primeiro ano, foi entregue a verba ao Centro Social e Bem-Estar de S. Pedro de Rates.

Os desejos de Boas Festas foram levados, também, ao Instituto Madre Matilde. O Presidente e os Vereadores Andrea Silva, Lucinda Delgado e Ricardo Zamith adoçaram um pouco o dia às crianças e jovens daquela instituição e a receção teve como cenário a árvore de Natal solidária.

É inegável a sensação de lar quando se entra na Casa do Regaço. Os autarcas foram acolhidos pelo Óscar, o cão da família, a quem as crianças não poupam mimos. Às crianças mais velhas coube a tarefa de fazer os mais pequeninos esperarem por depois do almoço para comerem os chocolates. E, tal como nas nossas casas, foi perguntado pelos resultados escolares.

E foi com este Gesto de Natal que Aires Pereira levou a cada uma destas instituições a esperança de um 2017 mais feliz, mais promissor e mais solidário.

E, tal como referido anteriormente, aqui ficam o nome das ruas onde poderá encontrar um Roupão e depositar roupas e calçado que para si já não tenha utilidade: Largo da Igreja, Beiriz; junto à EB 2/3 de Rates, nas ruas do Calvário e da Senhora do Rosário, também em Rates; na Póvoa de Varzim na Av. Cidade Montgeron, Av. Repatriamento dos Poveiros, Bairro da Sopete, Largo Raúl Brandão, Largo António Nobre, Praça João XXIII, Praça Luís de Camões, Praça Irmã Maria Campos, Rua José Régio, Rua Agonia Frasco, Rua Alberto Sampaio, Rua da Fábrica, Rua da Mariadeira, Rua de Mourões, Rua Fausto José, Rua Ricardo Severo.