Este foi já o segundo encontro do autarca com empresários do concelho decorrente do 2º Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim com o objetivo de ouvir os empresários, os seus contributos e esclarecer as suas dúvidas, manifestando a inteira disponibilidade do Município para colaborar com eles.

Aires Pereira aproveitou o momento para dar a conhecer os principais investimentos a serem feitos durante este ano e as oportunidades que estes podem representar. O edil começou por revelar que “temos para o ano em curso o maior orçamento que a Câmara já teve até hoje – 64,5 milhões de euros – o que quer dizer que tivemos alguma capacidade de captar investimento, alguma capacidade de investimento fruto das circunstâncias em que a cidade e o concelho da Póvoa de Varzim se movimentam, desde logo, o facto de sermos uma cidade Casino que dá um aporte financeiro importante”.

Assim sendo, o Presidente da Câmara indicou aqueles que considera serem os investimentos mais importantes informando que “vamos lançar a conclusão da circular externa. O projeto está em fase de revisão, seguindo-se a abertura do concurso público. Trata-se de uma empreitada de cerca de 4 milhões de euros que vai fazer com que a cidade da Póvoa de Varzim tenha uma alternativa à Estrada Nacional 13, ou seja, uma via de ligação entre o norte e o sul, sem recorrer à EN13. Este fecho da via B vai permitir que a cidade fique organizada, sob o ponto de vista de circulação para os próximos 20 anos”.

O edil referiu-se ao projeto de regeneração urbana do Bairro da Matriz, a ser apresentado no dia 22 de março, sexta-feira, às 21h00, no Museu Municipal, e que contará com a presença do Presidente da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, “entidade de financiamento de regeneração urbana que tem instrumentos financeiros muito vantajosos para quem quer fazer recuperação de imóveis e beneficia também de um quadro fiscal muito amigo”.

Ainda relativamente ao Bairro da Matriz, Aires Pereira transmitiu que “encerra um conjunto de oportunidades quer de estabelecimentos comerciais quer de núcleo habitacional. É uma obra de cerca de 4 milhões de euros e está na fase de escolha de propostas a concurso. Esta regeneração vai modificar completamente o centro da nossa cidade em termos de mobilidade automóvel, será uma zona vedada à circulação automóvel à semelhança do que foi feito na Rua José Malgueira, Rua das Hortas e Rua Santos Minho.

Outro projeto em execução prende-se com a Marina da Póvoa: “estamos a avançar com a segunda fase da Marina que é mais do que uma Marina, é uma proposta de intervenção na cidade que tem por objetivo principal criar um conjunto de espaços de animação”.

Por último, o Presidente da Câmara referiu-se a um projeto que lhe é bastante prezado, a renovação da antiga Praça de Touros: “esta na fase de revisão de projeto, abriremos concurso até ao final deste mês e o prazo de execução previsto é de um ano e meio a dois anos. A empreitada terá o valor de cerca de 8 a 9 milhões de euros”. Sobre este investimento, Aires Pereira disse tratar-se de um equipamento do qual a Póvoa está muito carenciada: um espaço onde possamos fazer feiras, eventos desportivos, espetáculos, entre outros. Terá capacidade para 3 mil pessoas sentadas nas bancadas mais 1500 pessoas em baixo, ou seja, poderá receber cerca de 5 mil pessoas. Será uma âncora muito importante para a nossa aposta no Turismo. No extradorso deste equipamento teremos estabelecimentos comerciais. A Arena será um espaço complementar e que irá trazer vida àquela zona”.

Outros aspetos foram abordados pelo Presidente da Câmara que se mostrou disponível para dar continuidade a estes encontros tendo em vista o desenvolvimento do concelho.