O S.I.R.E.A. – Sistema de Identificação e Registo de Explorações Avícolas faz parte do Plano Nacional de Contingência da Gripe das Aves e integra-se no Projecto EPIGRIPAVE, o plano de recenseamento, a nível nacional, de aves de capoeira. Este sistema de identificação e registo prevê que cada Junta de Freguesia introduza, na página de Internet do Ministério da Agricultura, os dados obtidos através do recenseamento das aves de capoeira, facilitando, desta forma, a transmissão de informação entre os vários organismos envolvidos no plano de prevenção da gripe das aves, em Portugal. Para integrar este sistema de identificação, a cada Presidente de Junta foi fornecida uma palavra-chave para aceder à página do Ministério da Agricultura na Internet, de forma a registar e transmitir a informação para posterior tratamento e análise.
O S.I.R.E.A. permite um maior controlo da população avícola doméstica a nível local, o que facilita o combate ao vírus em caso de propagação no nosso território. Os presidentes das Juntas de Freguesia foram chamados a participar nesta iniciativa na medida em que se encontram mais próximos das populações, factor importante não só para fazer o dito recenseamento, mas também para esclarecer a população sobre a gripe aviária, depois de eles próprios terem assistido a alguns esclarecimentos sobre a doença e a sua forma de propagação.