O projeto envolve a Polónia, Croácia, Eslovénia, Itália, Turquia e, claro, Portugal e tem como objetivo dar a conhecer aos profissionais como o sistema de ensino de cada um dos países inclui – ou exclui – as crianças com deficiência.  

Hoje foi o primeiro de cinco dias de estadia na Póvoa de Varzim, durante os quais vão decorrer visitas ao MAPADI – Movimento de Apoio a Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, a Braga e a Guimarães (a projetos de inclusão nas duas cidades). Os professores começaram a estadia com uma visita aos Paços do Concelho, no qual foram recebidos pela Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Andrea Silva.

O projeto IDEA – Individual with Disabilities Education Aim, em Portugal, é coordenado por Marta Antunes, do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar. A professora explicou que esta é a quinta “visita de estudo” e que a última vai realizar-se na Eslovénia. O intuito é conhecer diferentes realidades e retirar o que de melhor se faz nos outros países para uma possível aplicação em Portugal.