Até 2019, este apoio destinava-se apenas a munícipes com dificuldades financeiras pontuais de extrema necessidade e urgência. No entanto, em 2020, a Câmara Municipal irá cooperar com a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica no âmbito do processo de autonomização e empoderamento das vítimas de violência doméstica sinalizadas pelas respostas de acolhimento de emergência e das casas de abrigo. Assim, no próximo ano, não somente os poveiros vão poder contar com a ajuda do PES. A Póvoa de Varzim será solidária com quem tanto sofre com abusos físicos e emocionais colaborando na reintegração das vítimas nas comunidades.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, afirmou que, na Reunião do Executivo, foi aprovado o adiantamento de 40 mil euros para o Clube Desportivo da Póvoa, por conta do subsídio do próximo ano, “na ordem dos 230 mil euros”.  No último encontro do executivo deste ano foram aprovados, ainda, 45 mil euros para a conclusão das obras do Largo da Igreja de Terroso e 38 mil euros para a execução dos projetos do edifício da nova Escola de Música e Museu de Arte Religiosa de S. Pedro de Rates.

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, por conta do licenciamento do seu novo Lar de Idosos, teria que pagar uma taxa no valor de 80 mil euros, valor que a Câmara Municipal isentou a instituição de pagar.