Na entrada do Parque da Cidade, uma mostra das nossas associações dava as boas-vindas aos visitantes. Ali, cada associação pôde apresentar-se à comunidade, colher apoios e angariar fundos através da venda dos mais diversos produtos. Se passeou pelas barracas, com certeza não resistiu a um café com bolo de chocolate, a uma francesinha, a uma nata ou, quem sabe, a uma caipirinha. Ali foi também o local ideal para ouvir os artistas poveiros que animaram as horas de refeição. Domingos Moça, Sílvia Raquel, Manuel Moura, Rui Nova, Marlene Maio, Noé Gavina, Banda Módulo 6, Banda LEM e Banda Ponto Final cantaram e encantaram no Parque da Cidade. Uma das novidades na edição deste ano foi a realização do Ar de Rock Arena. Até às 2h00, o Padre Guilherme Peixoto, da Paróquia de Laúndos e Amorim, foi o DJ residente, animando o público que se manteve imparável até ao último som.

Também na zona exterior do Parque da Cidade, os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim mostraram as suas viaturas e equipamentos de combate a incêndios, forneceram conselhos úteis para uma vida mais saudável, demonstraram algumas técnicas de combate a incêndios e informaram sobre as suas atividades, serviços e sobre as vantagens de se tornar sócio da associação. Esta foi, sem dúvida, uma das zonas que mais interesse despertou, quer nas crianças, quer nos adultos. As palavras associativismo e solidariedade tornaram-se, desde a primeira edição, nas alavancas deste grande projeto do município e, neste ano economicamente difícil para todos, como referiu Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, “as associações têm desenvolvido um trabalho fundamental no concelho”.

Já dentro do Parque da Cidade, no palco “É Bom Viver Aqui”, demonstrações de várias modalidades, como o Karaté, Kung-Fu ou Yoga, deixaram boquiabertos os visitantes. Se os mais novos estão ainda a dar os primeiros passos nestas modalidades, os mais velhos já alcançaram níveis de excelência que deixam qualquer pessoa admirada com a beleza dos movimentos. A dança não poderia faltar neste palco e bailarinos, de todas as idades, mostraram o que de melhor se faz na Póvoa de Varzim.

Também neste palco houve lugar para muito desporto, mas desta feita, o público era convidado a participar. Várias academias da cidade levaram Body Combat, Zumba e ginástica localizada ao Parque da Cidade e centenas de pessoas aderiram ao convite. Com mais ou menos jeito para os exercícios, os participantes deixaram a timidez de lado e, essencialmente, divertiram-se muito.

De facto, o desporto marcou inequivocamente estes dias no Parque, também através da entrega dos troféus distinguindo os atletas e equipas com a consagração dos campeonatos Interfreguesias, 33º Plano de Promoção do Atletismo e 21º Plano de Desenvolvimento de Ténis de Mesa.

Por último, destacamos os insufláveis. Centenas e centenas de crianças usufruíram dos equipamentos disponíveis, correndo de um para o outro sem parar. Este ano a organização duplicou o número de insufláveis para evitar filas e para que as crianças gozassem o máximo de tempo possível a brincar e não a esperar pela sua vez. Muitos saltos, muitos risos, muita brincadeira. E, fundamental, sempre em segurança.

O objetivo principal do município e das Juntas de Freguesia, organizadores de “Um dia no Parque”, foi atingido: proporcionar momentos de animação, convívio e lazer à população e, como referido por Aires Pereira, “gratuitamente”. Mas, agora que os insufláveis já lá não estão, que as barracas das associações já foram retiradas, que o palco foi recolhido, continue a frequentar o Parque da Cidade. Durante todo o ano aquele espaço ímpar no meio da cidade está pronto para o acolher. Piqueniques, passeios e corridas são apenas algumas das atividades que poderá realizar. Faça do Parque da Cidade o seu jardim. Ele também é seu. Visite-o e cuide dele.

Quanto a “Um dia no Parque”, estará de volta no dia 10 de junho de 2014.