Concorreram à edição deste ano, 17 estabelecimentos comerciais que irão submeter as suas rabanadas à apreciação do júri. A divulgação dos premiados e respetiva entrega de prémios será feita ao final da tarde. Aos primeiros classificados serão entregues diplomas e troféus.

A grande mudança em relação aos concursos anteriores é que, nesta edição, só são admitidos a concurso estabelecimentos comerciais e não particulares. Esta exclusão da possibilidade de participação de particulares foi precisamente motivada pela evolução que o concurso sofreu e que vem ao encontro do objetivo que teve na sua génese: promoção da rabanada como o doce de referência da cidade e fomento da procura deste produto, incentivando a sua comercialização em diferentes estabelecimentos de restauração.

No entanto, o público em geral é convidado a provar e saborear este doce tipicamente natalício e ainda disfrutar de uma prova de vinhos «Quinta d’Amares», fortemente premiados no país e estrangeiro.

O prato prova (6 provas diferentes das rabanadas a concurso) estará à venda por apenas 1€. As rabanadas que venceram em edições anteriores também estarão à venda. O valor angariado nas vendas será entregue a uma instituição de solidariedade social do concelho.