O regulamento pode ser solicitado na Escola de Música, ou consultado na Internet, aqui.

O concurso, aberto à participação de compositores lusófonos, destina-se a premiar obras inéditas em duas modalidades: música para orquestra e música para câmara. Ao júri, composto por António Pinho Vargas, Carlos Caires, João Madureira e António Saiote, compete seleccionar duas obras em cada uma destas modalidades. A composição vencedora na categoria música para orquestra será distinguida com um prémio monetário de quatro mil euros; quanto à vencedora para música de câmara, o prémio tem um valor de 2500 euros.

As obras vencedoras serão divulgadas no dia 28 de Abril de 2008 e incluídas no programa da próxima edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, que se realizará em Julho do próximo ano, onde serão, pela primeira vez, interpretadas em público.