Este agrupamento musical apresentou-se oficialmente pela primeira vez em 23 de Julho de 2007 em concerto integrado na 29ª edição do Festival. Em antestreia, participou na conferência do musicólogo Rui Vieira Nery, em 6 de Julho. Era então constituído por Danylo Gertsev (1º violino), Manuel Maio (2º violino), Mariana Blanc (viola) e Ana Luísa Marques (violoncelo).

O Quarteto Verazin foi orientado pelo Quarteto Prazak, na Póvoa de Varzim; pelos Professores Riszard Woycicky, na ESMAE; e Vladimir Mendelssohn e Jacek Klimkiewicz, na Folkwang Hochschule de Essen, Alemanha, onde se apresentou publicamente em Abril de 2008.

Entre Novembro de 2008 e Janeiro de 2009, Heloísa Ribeiro e Judit Bank colaboraram com o Quarteto, como segundo violino e viola, respectivamente. É formado actualmente por Danylo Gertsev (1º violino), Zoltan Santa (2º violino), Mateusz Stasto (viola) e Ana Luísa Marques (violoncelo).

Dedica-se à divulgação do riquíssimo repertório que muitos dos mais reputados compositores escreveram para quarteto de cordas.

Em estreia mundial, apresentou em 21 de Julho de 2008 o Quarteto nº 2 – “Movimentos do Subsolo”, de António Pinho Vargas, obra encomendada pelo Festival e gravada posteriormente na Igreja Românica de S. Pedro de Rates (Outubro de 2008), para próxima edição em CD.

O Quarteto Verazin interpreta, agora, também em estreia mundial, uma obra expressamente encomendada pela 31ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim ao compositor Carlos Azevedo, “Verazin“. Segundo Carlos Azevedo, “o quarteto, embora escrito num andamento, tem claramente cinco partes que se podem perceber quer pelas suspensões que as separam, bem como pela mudança metronómica. O ponto de partida para a construção está expresso no curto motivo apresentado no 1º compasso. Toda a composição é feita em torno deste motivo, quase como uma obsessão. Os pequenos gestos melódicos que vão surgindo aparecem como um contraponto a este motivo obsessivo e têm um carácter quase improvisatório.

“O final pretende ser uma explosão em movimento contínuo, contrariando claramente o início que é mais estático e quebrado” referiu o compositor.

Para além do quarteto “Verazin nº 1”, o grupo irá apresentar obras de Ludwing van Beethoven e Felix Mendelssohn.

Na segunda-feira, 20 de Julho, o Festival de Música apresenta, no Auditório Municipal, às 21h45, um recital de piano de Arcadi Volodos que seleccionou para a sua actuação obras de um dos maiores compositores- pianistas de todos os tempos, Franz Liszt.

Arcadi Volodos - Presse4s
Arcadi Volodos – Foto: Presse4s

A primeira colectânea dos “Années de Pèlerinage” foi escrita entre 1848 e 1854. É dedicada à Suiça, em que avultam evocações de cenas da natureza (“La Vallée d’Obermann). A segunda é dedicada à Itália e data do período entre 1837 e 1849: são privilegiadas as descrições e impressões de obras de arte (“Il Penseroso”, a estátua de Michelangelo da Capela dos Medici em Florença; “Sposalizio”, peça inspirada no quadro de Rafaello “Lo sposalizio della virgine”; e “Après une lecture de Dante”, impressões sobre o “Inferno” de Dante). As primeiras quinze Rapsódias Húngaras de Franz Liszt foram compostas entre 1851 e 1853. Todas elas são ornamentadas segundo o estilo da música cigana. A número 13 apresenta-se na tonalidade de Lá menor. A versão que se ouvirá segunda-feira tem a particularidade de ser fruto do notável virtuosismo de Arcadi Volodos. Franz Liszt escreveu em 1863 duas “Légendes” sobre S. Francisco de Assis. A que ouviremos hoje é “La prédication aux oiseaux”, um grande fresco naturalista de suprema delicadeza, que se aproxima da última fase do autor, mais intimista e experimental, a apontar novos caminhos para o século XX (o impressionismo de Claude Debussy). Já na ponta final da vida do autor, a segunda versão de “La lugubre gondola” (1882) foi inicialmente escrita para piano e violino ou violoncelo e logo transcrita para piano solo pelo próprio compositor (as duas versões foram concebidas poucos meses antes da morte de Richard Wagner, em Veneza).

Nascido em S. Petersburgo em 1972, Arcadi Volodos estudou canto e direcção, não começando a estudar seriamente piano antes de 1987 no Conservatório de S. Petersburgo. Prosseguiu os seus estudos no Conservatório de Moscovo com Galina Egiazarova, depois em Paris e mais tarde em Madrid. Desde a sua estreia em 1996, em Nova Iorque, Volodos tocou em recitais internacionais, aparecendo com muitas das mais eminentes orquestras e maestros.

Arcadi Volodos realizou o seu (agora) histórico concerto de estreia no Carnegie Hall no Outono de 1998, gravado pela Sony Classical, intitulada “Arcadi Volodos Live at Carnegie Hall”. A sua primeira gravação para a etiqueta Sony Classical foi intitulada “Piano Transcriptions”. Ambas as gravações receberam inúmeros prémios internacionais. Em 2003, Volodos recebeu o prestigiado prémio alemão “Echo Klassik” como instrumentista do ano.

Desde então, lançou numerosos CD´s entre os quais as sonatas de Schubert, peças e solo e transcrições de Rachmaninov assim como interpretações ao vivo do concerto para piano nº 3 de Rachmaninov e do concerto para piano nº 1 de Tchaikovsky, com a Filarmónica de Berlim sob direcção de James Levine e Seiji Ozawa. Em Fevereiro de 2007, a Sony Classical lançou o seu último CD “Volodos plays Liszt” galardoado com o “Echo Klassik” 2007.

Acompanhe o 31º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim no portal municipal.