O agrupamento vai apresentar três obras-primas da música de câmara: Ludwig van Beethoven (1770-1827) Quarteto em Ré maior (op. 18 nº 3); Hugo Wolf (1860-1903) Serenata Italiana e Sergei Prokofiev (1891-1953) Quarteto nº 2 em fá menor (op. 92).

O Quarteto Verazin, agrupamento de cordas residente do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV), apresentou-se oficialmente pela primeira vez em Julho de 2007. Participou em diversas masterclasses, nomeadamente com os quartetos de cordas Prazak, Fine Arts, Pavel Haas, Ardeo e Ebène, inseridas no FIMPV (edições de 2007, 2010, 2012, 2013 e 2014).

Trabalhou com Vladimir Mendelssohn e Jacek Klimkiewicz, na Folkwang Hochschule de Essen. Tem sido orientado pelos Professores Ryszard Wóycicki, Ana Bela Chaves, Radu Ungureanu e Pavel Gomziakov. O agrupamento dedica-se à divulgação do extenso repertório que muitos dos mais reputados compositores escreveram para quarteto de cordas (já interpretou em público obras de Haydn, Beethoven, Schubert, Mendelssohn, Dvorák, Debussy, Ravel, Shostakovich, Brahms, Borodin, Golijov, Pärt e Grieg).

Em estreia mundial, apresentou em Julho de 2008 o Quarteto nº 2 – “Movimentos do Subsolo”, de António Pinho Vargas, obra encomendada pelo FIMPV e gravada posteriormente em Outubro do mesmo ano (o respetivo CD foi lançado em 2009). Também em estreia mundial, apresentou em Julho de 2009 a obra “Verazin nº 1” expressamente encomendada pela 31ª edição do FIMPV ao compositor Carlos Azevedo. A formação insere-se regularmente na programação do FIMPV, desde 2007.

Participou nos “Dias da Música” de 2013 (Centro Cultural de Belém) e nas Semanas da Música 2013 (39º Festival Internacional de Música do Estoril).

É regularmente convidado a colaborar em diversas atividades socioculturais no concelho da Póvoa de Varzim.

No domingo, 17, às 21h45, Pavel Gomziakov vai interpretar Johann Sebastian Bach e Benjamin Britten, na Igreja Românica de S. Pedro de Rates.

Reconhecido por Maria João Pires, o violoncelista Pavel Gomziakov gravou música de Chopin com aquela pianista para a Deutsche Grammophon (a gravação, publicada em 2009, foi nomeada para um Grammy Award).

Tocaram juntos numerosas vezes na Europa, Extremo Oriente e América do Sul, nos mais prestigiados recintos, como no Théâtre des Champs-Elysées (Paris), Victoria Hall (Genebra), Teatro Real (Madrid), Köln Philharmonie, Konzerthaus (Viena), CCB (Lisboa) e Sumida Tryphony Hall (Tóquio). 

Em Abril de 2010 Pavel Gomziakov fez uma ‘espectacular’ estreia nos Estados Unidos, com a Chicago Symphony Orchestra dirigida por Trevor Pinnock, altamente elogiada e aclamada pela imprensa. Como resultado, foi imediatamente de novo convidado para tocar com a CSO em Junho de 2012.

Pavel Gomziakov toca em Inglaterra, França, Itália, Holanda, Portugal, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Japão, …

Na Rússia foi convidado por Valery Gergiev para tocar no Festival das Noites Brancas. 

Os seus recentes/próximos compromissos incluem apresentações com a Finnish Chamber Orchestra dirigida por Jukka-Pekka Saraste, com a Orquestra Nacional Russa, Seattle Symphony Orchestra, Orquestra Gulbenkian, I Pomeriggi Musicali Milano, Polish Baltic Philharmonic, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Südwestdeutsche Philharmonie Konstanz, Orchestre d’Avignon, Filarmónica Nacional Russa, Festival das Noites Brancas de S. Petersburgo (convidado por Valery Gergiev), Festivais da Póvoa de Varzim e de Colmar, CCB de Lisboa, Concertgebouw de Amsterdam e uma digressão no Japão.

Ao longo das últimas temporadas, Pavel Gomziakov também tocou com diversas orquestras: New Japan Philharmonic, London Chamber Orchestra, Orchestre National de Montpellier, Kansai Philharmonic Orchestra, Orchestre National de Lille, dirigidas por maestros como Jesus Lopez Cobos, Christopher Wareen-Green, Trevor Pinnock e muitos outros.

Pavel Gomziakov é também um requisitado parceiro em música de câmara. Colabora regularmente com artistas como Augustin Dumay, Andreï Korobeinikov, Louis Lortie, Vanessa Wagner, Anastasya Terenkova.

A sua próxima gravação, dedicada a Haydn, será publicada em 2016 pela Onyx. Utilizará um magnífico Stradivarius que pertenceu à família real portuguesa, graças à generosa cedência do Museu Nacional da Música de Lisboa. 

Gravou o Concerto nº 1 para violoncelo e La Muse et le Poète, de Saint-Saëns, com a Kansai Philharmonic Orchestra e Augustin Dumay, para a etiqueta Onyx (gravação publicada em 2012).

Em Novembro de 2008, Pavel Gomziakov gravou o Concerto para violoncelo, de Schumann, para o canal Arte, que o emitiu para a Bélgica, França e Alemanha, com a Orchestre de Chambre de Wallonie sob direcção de Augustin Dumay. 

Pavel Gomziakov nasceu na cidade de Tchaikovsky (região dos Urais, Rússia). Iniciou os seus estudos de violoncelo aos 9 anos de idade. Aos 14, mudou-se para Moscovo, onde estudou na Escola Gnessin, e, mais tarde, no Conservatório do Estado de Moscovo, com o Prof. Dmitri Miller. 

Em 2000 continuou os seus estudos com a Prof. Natalia Schakhovskaya na Escuela Superior de Musica Reina Sofia, Madrid. Mais tarde, obteve uma licenciatura no “cycle de perfectionnement” do Conservatório Nacional de Paris, na classe de Philippe Muller. Venceu vários concursos internacionais.

Atualmente vive em Lisboa.

Esta 38ª edição do FIMPV é organizada pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os apoios estruturantes da Direcção-Geral das Artes (Ministério da Cultura), da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal, I. P., bem como de patrocínios e serviços de diversas empresas, ao abrigo de Lei do Mecenato.

Consulte o programa completo do 38º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.

O preço dos bilhetes é de 3,00€ por espetáculo. A aquisição de bilhetes poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, na receção da Escola de Música. Poderá ainda obter informações através dos telefones 252 614 145 ou 965 342 139, sendo que aos sábados e domingos, das 15h00 às 18h00, poderá contactar através do 965 342 139.