Agrupamento residente do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV), o Quarteto Verazin (QV) foi criado pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim em 2007. Nesse mesmo ano, ocorreu a sua primeira apresentação pública, no âmbito da programação nuclear da 29ª edição do Festival. Integra-se regularmente na sua programação, desde então. Dedica-se à divulgação do extenso repertório escrito para quarteto de cordas, tendo já interpretado em público obras de Barber, Beethoven, Borodin, Brahms, Chausson, Debussy, Dvorák, Golijov, Grieg, Joly Braga-Santos, Joseph Haydn, Mendelssohn, Pärt, Prokofiev, Ravel, Schubert, Shostakovich, Viana da Motta e Hugo Wolf.

O QV tem beneficiado das diversas masterclasses de música de câmara promovidas pelo FIMPV (edições de 2007, 2010, 2012, 2013, 2014 e 2017), nomeadamente com os quartetos de cordas Prazak, Fine Arts, Pavel Haas, Ardeo e Ebène. Trabalhou com Vladimir Mendelssohn e Jacek Klimkiewicz, na Folkwang Hochschule de Essen, e foi também orientado pelos Professores Ryszard Wóycicki, Ana Bela Chaves, Radu Ungureanu e Pavel Gomziakov.

Em estreia mundial, apresentou em Julho de 2008 o Quarteto nº 2 – “Movimentos do Subsolo”, de António Pinho Vargas, obra encomendada pelo FIMPV e gravada posteriormente em Outubro do mesmo ano (o respectivo CD foi lançado em 2009 pela editora Numérica). Também em estreia mundial, apresentou em julho de 2009 a obra “Verazin nº 1” expressamente encomendada pela 31ª edição do FIMPV ao compositor Carlos Azevedo.

Em julho de 2018 apresentar-se-á de novo no Festival Internacional de Música do Estoril Lisboa, no Centro Cultural de Cascais. Ainda em Julho de 2018 vai estrear o Quarteto nº 4 de António Pinho Vargas (encomenda do FIMPV), em concerto integrado nas comemorações do 40º aniversário da fundação do Festival.

Na presente temporada o Quarteto Verazin é constituído por Diogo Coelho (1ºViolino), Jorman Torres (2ºViolino), Mateusz Stasto (Violeta) e Ana Luísa Marques (Violoncelo).