Cerca de 900 crianças de 14 jardins-de-infância do concelho participaram, enchendo de cor, música e dança o Auditório da Lota, que pareceu pequeno para receber crianças, pais e demais curiosos.

Envergando trajes festivos, cada jardim com sua cor, as crianças recriaram as rusgas poveiras, tradição emblemática dos festejos de S. Pedro na Póvoa de Varzim. O objectivo é dinamizar a participação das crianças em rusgas desde tenra idade, salvaguardando assim uma tradição que enche de muito orgulho a comunidade da Póvoa de Varzim. É também uma forma de estender as celebrações de S. Pedro aos mais novos, dando-lhes também o lugar merecido nas festas de S. Pedro.

Este ano participaram os seguintes jardins-de-infância: Jardim Escola O Ribeiro; Centro Social e Paroquial de Terroso; Centro Social e Paroquial de Beiriz; Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar; Jardim de Infância Cego do Maio; Centro Social e Paroquial de Navais;  Centro Social Bonitos de Amorim; A Beneficente – Jardim Escola Stº. António;  Jardim de Infância Monsenhor Pires Quesado-Benificente; Centro Social Monsenhor Pires Quesado; Centro Social e Paroquial de Aguçadoura; Grande Colégio da Póvoa; Jardim de Infância Pedra Branca e Jardim de Infância do Século.