Com o apoio da Câmara Municipal, o clube alvi-negro terá um espaço condigno para reunir os seus simpatizantes e sócios num convívio de grande escala, que exalte a raça e alma poveira deste clube centenário.

Esta iniciativa será a quinta etapa do Póvoa ao Ar Livre, depois dos sucessos do Arraial Poveiras, da Festa da Francesinha Colegial, da Festa do Mar e da Festa da Sardinha, apresentadas, respetivamente, pelo Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”, Paróquia da Matriz, Leões da Lapa Futebol Clube e Juvenorte.

O clube poveiro promete três dias de muita festa, música, dança e uma variedade de iguarias, incluindo as sardinhas assadas, bifanas, caldo verde, papas de sarrabulho e francesinhas, preparadas com todo o cuidado pelas apoiantes e sócias do Varzim SC.

Um evento de entrada livre, o Convívio Varzinista abre portas para jantar na sexta-feira, dia 19. A animação musical será garantida por Helena Fernandes (acompanhada ao piano pelo Prof. Rui Mesquita), pela desgarrada minhota de Carlos Verde, pela música de Sílvia Baptista e pelos fados de Adriana Paquete, acompanhada por viola e guitarra, e Matilde Mendes. O entretenimento não se esgota na música, pois terá lugar a apresentação das cheerleaders do clube.

No fim-de-semana, o evento abre para almoço e jantar. Sábado, as atuações musicais estarão a cargo de Neno, António da Nova, Rui Nova e Ana Oliveira, bem como do Fado de Coimbra, de Ricardo Grácio. No Domingo, as cheerleaders do Varzim regressam ao palco para dançar. Juanko e Costinha são os dois convidados musicais já confirmados para o último dia desta iniciativa.

A Câmara Municipal convida-o a participar ativamente nesta iniciativa cem por cento poveira e assim desfrutar em família dum verão ao ar livre cheio de festa, convívio e diversão. Depois de terminado o Convívio Varzinista, o Póvoa ao Ar Livre irá encher o Auditório da Lota uma última vez, de 26 a 28 de agosto, com a realização dos Sabores de Verão, apresentados numa festa conjunta da ACD Mariadeira e do GR Regufe.