O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente no evento que contou também com a presença do Vice-Presidente da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, Renato Figueiredo.

Na sua intervenção, Aires Pereira começou por pedir um minuto de silêncio em memória do Presidente da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, Carlos César Santos, mais conhecido por “Carlinhos”.

Aproveitou a ocasião para agradecer a participação de todos nas Festas da Cidade, nomeadamente, no Festipóvoa reconhecendo “a dedicação, empenho, disponibilidade e colaboração do Rancho na organização do evento que enriqueceu, dentro da medida do possível, as festividades”.

A propósito do programa das Festas de São que, este ano, se prolonga por duas semanas, o Presidente transmitiu que tem um único objetivo: “fazer com que a nossa terra cada vez seja mais reconhecida como um local aprazível, como um sítio onde as tradições têm e merecem o nosso respeito e consideração e que também sirvam como cartão-de-visita e embaixador da Póvoa de Varzim no sentido das pessoas terem, pelo menos, a curiosidade de virem até nós”.

Quanto aos 82 anos do Rancho Poveiro, o edil referiu que “vamos, dentro da medida do possível, realizando os sonhos quer imateriais quer físicos. Os imateriais têm a ver com os vossos objetivos de cada vez ir mais longe”. Neste sentido, constatou que “o momento difícil que está a ser vivido na Casa dos Poveiros do Rio vai obrigar-nos a um esforço redobrado para que quem está do outro lado sinta que vale a pena continuar”, anunciado que “em 2020, iremos festejar com brio os 90 anos da nossa presença e existência enquanto casa organizada no Rio de Janeiro”.

Aires Pereira terminou referindo-se às obras na sede do Rancho do Poveiro por considerar que o espaço além de servir para as atividades do grupo, é também uma montra para quem nos visita.

O responsável pelo Rancho, Jacinto Sá, também se referiu às obras da sede, muito desejadas pelo grupo e das quais “vamos todos ficar orgulhosos das mesmas”. Manifestou ainda a vontade do Rancho em estar presente nos 90 anos da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, em 2020, reconhecendo que “não será por falta de empenho e trabalho que não se realizará”.

Em jeito de balanço, Jacinto Sá transmitiu que “nesta já longa caminhada de 82 anos a dançar e cantar por este Portugal, de Norte a Sul do país e no estrangeiro, houve muitos momentos de alegria que jamais os esqueceremos e alguns momentos menos bons mas que fazem parte da vida. A diferença é que uns marcam pela positiva e os outros ensinam. Foi com estes ensinamentos que fomos conseguindo ultrapassar esses momentos com a determinação e a garra que é reconhecida às gentes da Póvoa”.