O evento terá lugar no edifício da Sede da Junta de Freguesia de Rates com sessão de abertura marcada para as 15h00 do dia 5, sexta-feira. Durante os dois dias um leque variado de palestrantes convidados fará a apresentação das suas comunicações sobre o ícone da freguesia de Rates.

Para a tarde de sexta-feira, estão previstas as seguintes intervenções: “Tomé de Sousa: acção, memória e ritualização”, por Amélia Polónia e Conceição Meireles Pereira (Universidade do Porto); “Tomé de Sousa na Filatelia”, por Paulo Sá Machado (Comissário Geral do Congresso Internacional); “Cartografia da América do Sul no tempo de Tomé de Sousa”, por José Augusto Maia Marques (Professor, Instituto Superior da Maia); “O marco da Fundação de Salvador”, por Flávio Avelino de Novaes (Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia) e “A dimensão oeste africana da vida do Governador Tomé de Sousa”, por Komlan Gnamatsi (Togo) e Sanvee Francisco Byll (Togalo-Francês).

Na manhã de sábado, terão lugar as respetivas comunicações: “A emigração do Concelho de Freixo de Espada à Cinta para as chamadas possessões ultramarinas”, por Jorge Guerra Duarte (Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta); “Pero, Já vais de Caminho?”, por José Valle Figueiredo (Poeta, Ensaísta e Professor); “As ligações de Tomé de Sousa a Esposende: A Honra de Palmeira de Faro”, por Manuel Albino Penteado Neiva (Licenciado em História pela Universidade do Porto. Professor; “A fundação de Salvador e as relações entre o Governo Geral e os indígenas: conflitos, alianças e trabalho” Maria Hilda Baquero Paraíso (Universidade da Bahía).

Há muito que estava nos planos da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates um Congresso Internacional sobre Tomé de Sousa, um dos ícones da Freguesia e da Póvoa de Varzim.

Em Rates foi o primeiro titular da Comenda da Ordem de Cristo sendo também comendador de Rates e Arruda.

Com o fim de consolidar o domínio português no litoral brasileiro, Tomé de Sousa foi nomeado a 7 de janeiro de 1549, como primeiro Governador Geral do Brasil, tendo por fim fundar e fortificar a cidade de Salvador.

Foi importante na fundação da cidade de Salvador em 29 de março de 1549.Construiu em Salvador a Casa da Câmara, a residência do Governador, o Colégio dos Jesuítas e a Igreja Matriz.

Instalou o sistema administrativo-político conhecido como governo-geral. Criou os cargos de capitão-mor, ouvidor-mor e provedor-mor. Instalou também o sistema jurídico da colónia.

Fez edificar fortalezas militares em vários pontos estratégicos da costa brasileira com o objetivo de proteger a colónia das invasões estrangeiras.

Durante seu governo os jesuítas foram para o Brasil e deram início ao processo de evangelização dos indígenas brasileiros, tendo tido o apoio de Tomé de Sousa e contado com a sabedoria e comando do padre Manuel da Nóbrega. Criou e implementou o primeiro bispado do Brasil em 1551.

Investiu no desenvolvimento da agricultura e pecuária como forma de estimular a colonização do território brasileiro.

Excelente político e militar contribuiu para o que hoje é o Brasil de uma forma precursora e ainda hoje pouco reconhecida, pelo que se torna importante este Congresso. (Paulo Sá Machado, Comissário Geral do I Congresso Internacional Tomé de Sousa)