O evento, que teve lugar na cidade chinesa de Jinan, reuniu 50 jovens de países um pouco por todo o mundo, com o objetivo de desenvolver uma candidata capacitada para ser propagadora de boa vontade, formadora de tendências de liderança e, acima de tudo, uma embaixadora da beleza e da diversidade cultural.

Aires Pereira sublinhou o mérito e a perseverança da jovem poveira, que já tinha brilhado ao mais alto nível no concurso de Miss Earth 2018, onde se classificou como uma das oito mulheres mais belas do mundo, num total de 90 concorrentes.

O autarca destacou todo o “sacrifício pessoal envolvido para alcançar este objetivo final, anos de preparação e esforço que as pessoas não conseguem ver, pois só acompanham o resultado final, os dois ou três minutos de desfiles nos concursos.”

Telma Madeira assumiu que ambicionava a vitória final, mas considerou a classificação entre as cinco primeiras colocadas como um resultado “muito gratificante”, pois significa “uma presença no top-5, à frente de 45 candidatas de muito valor e que não alcançaram qualquer prémio”. Para além de coroada como 3ª Dama de Honor, na final de 2 de novembro, a poveira foi eleita Miss Sweetheart.

Não esquecendo as suas raízes, a representante portuguesa levou um pouco da Póvoa de Varzim consigo ao utilizar um traje alusivo ao Bairro Norte, que “encantou os presentes, impressionados com tanto brilho”.

Já a pensar no seu próximo grande desafio, o Miss Asia Pacific International de 2021, a jovem de 19 anos acredita que a forma como as pessoas encaram a beleza e este género de concursos caminha para uma “mudança de paradigma”. “Somos todos diferentes e devemos evoluir para uma aceitação do próximo e de todos os diferentes tipos beleza que existem, não apenas um”, concluiu.