A edição municipal é o número 32 da Coleção “Na Linha do Horizonte” e a sua publicação integra-se nas comemorações do bicentenário do nascimento do Cego do Maio.

A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e do Vice-Presidente, Luís Diamantino.

José de Azevedo começou por agradecer “aos meus amigos que se dignaram estar presentes no lançamento deste modesto livro. Um livro que me deu muito trabalho, muita pesquisa e que me roubou muitas horas de sono e algumas de saúde”.

Os agradecimentos estenderam-se ao Presidente e Vice-Presidente e ainda “à minha família, mulher e filhos, em especial ao meu filho Pedro, que me auxiliou a encerrar este projeto”.

Sobre o livro, o autor revelou: “tentei dar a maior notoriedade à grande figura desta cidade, um herói que cativava pela sua humildade, que vivia para ajudar os outros, um benemérito da humanidade. Viveu pobre, mas tinha uma riqueza de caráter de morrer de inveja. Um herói nacional que a politiquice caseira menosprezou. Foi condecorado com a mais alta distinção do Reino, recebeu medalhas de ouro e prata, mas nenhuma da sua cidade”.

Por fim, José de Azevedo agradeceu ao Grupo de Teatro do Bairro Sul, que se quis associar ao evento com um quadro cénico da sua autoria, “O naufrágio do Quim Farrapa”.

O Presidente da Câmara começou por recordar a concessão da Medalha Militar da Cruz Naval de 1ª classe a José de Azevedo, na sequência da comemoração dos 700 anos da Marinha Portuguesa na Póvoa de Varzim, para constatar que “temos vindo a materializar um conjunto de desejos que faltava cumprir”.

Neste sentido, referiu-se a um outro compromisso de José de Azevedo: escrever um livro a propósito dos 250 anos da Igreja da Lapa, “uma empreitada que já está praticamente concluída”.

Aires Pereira assumiu que “enquanto Presidente de Câmara, nada mais gratificante do que estar aqui à sua beira e poder participar neste momento”. A este propósito, anunciou que “no dia 15 de junho, sábado, às 10h00, no Mercado Municipal, vamos proceder à inauguração do último arranjo do Mercado”. Lembrando que o Mercado Municipal foi inaugurado por José de Azevedo, na altura Presidente da Câmara Municipal, referiu que “nada melhor do que com a inauguração desta remodelação perpetuar para sempre a renovação com o nome José de Azevedo”.

Terminou agradecendo a José de Azevedo os seus quase 84 anos de dedicação à Póvoa de Varzim e a sua “vontade de continuar a fazer com que continuemos a ter orgulho nesta terra”.