É o caso do projeto da União Europeia Erasmus+ (número 2019-1-IT02-KA201-062851), coordenado por Cisita Parma Scarl, em que o Museu Municipal da Póvoa de Varzim participa juntamente com parceiros de Portugal, Espanha e Itália. 

Contudo, as implicações do atual contexto de saúde pública ainda são limitadoras do pleno cumprimento dos projetos. No caso concreto, este grupo de trabalho, formado por quatro Museus (Museu Municipal da Póvoa de Varzim; Museu Comarcal d’Horta Sud – Valencia; Museo della Seta – Como; Museo del Cibo – Parma) e cinco escolas (Escola Profissional Quinta da Lageosa – Covilhã; Gruppo Scuola – Parma; Istituto Istruzione Superiore – Fornovo Tara; Centre de Formació Folgado – Valencia), é forçado a adaptar a reunião presencial programada para decorrer na Póvoa de Varzim, entre 10 e 11 de novembro, para um formato digital.  

A discussão conjunta quanto às estratégias mais adequadas à prossecução do projeto é o grande desafio deste terceiro meeting. O propósito de divulgar e valorizar a cultura e tradições dos diferentes grupos étnicos que compõem a sociedade europeia da atualidade e, em particular, o universo escolar, mantêm-se como a metodologia de base para fomentar o respeito pelo outro, reconhecendo nessa diferença fatores de enriquecimento e diversificação cultural.