A entrega oficial teve lugar na presença de Luís Diamantino, Vereador da Cultura da autarquia poveira, e de Manuel Costa, diretor da Biblioteca Municipal. Na altura, o quadro foi colocado num cavalete junto ao busto esculpido pelo escultor Rui Anahory, que se encontra desde 2007 junto ao antigo gabinete de Manuel Lopes.

O responsável pelo pelouro da Cultura referiu que será encontrado nesta área, onde Manuel Lopes passou tantos momentos do seu trabalho, um espaço definitivo para pendurar o quadro. É o espaço que Manuel Lopes transformou também na sua casa e, portanto, faz todo o sentido colocar aqui o quadro.

Esta obra de Afonso Pinhão Ferreira, o atual presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, fez parte da exposição que esteve patente no Posto de Turismo, de 13 a 30 de setembro, intitulada “Rostos da Póvoa”. Esta oferta à Biblioteca traduz, de acordo com o Autor, a sua homenagem pessoal a Manuel Lopes, que considera ser um dos mais importantes vultos da Cultura poveira.