Detentor da Medalha de Mérito do Município da Póvoa de Varzim, o musicólogo colabora com o FIMPV desde 1998.

A sua conferência deste ano integra-se nas comemorações do 150º aniversário do nascimento de Richard Strauss e intitula-se “Richard Strauss: Da descoberta do subconsciente à nostalgia de um tempo perdido”.

Rui  Vieira  Nery  nasceu  em  Lisboa  em  1957. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília e prosseguiu-os no Conservatório Nacional de Lisboa. É Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1980) e Doutorado em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin (1990), que frequentou como Fulbright Scholar e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. É presentemente Professor Associado da Universidade Nova de Lisboa e Investigador do Instituto de Etnomusicologia-Centro de Estudos de Música e Dança e do Centro de Estudos de Teatro, bem como Diretor do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas.

Como musicólogo e historiador cultural, é autor de diversas obras sobre Música erudita portuguesa no período do Antigo Regime e sobre Música Popular urbana dos séculos XIX a XXI, bem como de largo número de artigos científicos publicados em revistas e obras coletivas especializadas, tanto portuguesas como internacionais. Exerce também uma  atividade intensa como conferencista, no plano nacional como em vários países da Europa, nos Estados Unidos  e  no  Brasil. É Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História e da Academia de  Marinha,  Membro  do  Parlamento Cultural Europeu e Membro Honorário do Fórum Ibero-americano de Artistas e Intérpretes, e foi agraciado, entre outras distinções, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, as Medalhas de Mérito dos Municípios de  Lisboa  e  da  Póvoa  de  Varzim  e  o  Prémio Internacional  CICOP  de  Património  Cultural Imaterial.  Desempenhou as funções de Secretário de Estado da Cultura no XIII Governo Provisório e é atualmente Membro Individual do Conselho Nacional de Cultura.

Consulte o programa completo do 36º FIMPV.