Em representação da Câmara Municipal, esteve presente nesta sessão o Vice-Presidente e Vereador da Cultura, Luís Diamantino.

Ensaiada por Mário Fonseca, a Rusga da Póvoa faz a sua preparação na sede da Juvenorte – um bairro diferente (Norte/ Matriz e Sul) acolhe os ensaios em cada ano – e será responsável pela representatividade global das tradições populares poveiras, nas atividades locais, com preponderância para o espetáculo que se realiza no estádio do Varzim SC.

Por outro lado, a Rusga da Póvoa é a embaixadora das festas da cidade nas campanhas promocionais prévias, que se costumam realizar em diversas cidades vizinhas.

Este grupo envolve dois pares dançarinos de cada rusga dos seis bairros populares da Póvoa de Varzim e reflete o envolvimento e a parceria essenciais de uma comunidade para o sucesso das festas mais emblemáticas do concelho.