Bacalhau com Todos e Roupa Velha não podem faltar. São estas as receitas que também vai poder saborear, durante todo o mês de Dezembro, nos restaurantes aderentes à campanha gastronómica “Sabores Poveiros”. De fácil preparação, o bacalhau é o centro das atenções no jantar de Natal. Para confeccioná-lo, coza-o já demolhado em água temperada com sal, um fio de azeite, um ramo de salsa e alguns grãos de pimenta. Descasque as batatas e as cebolas, raspe as cenouras e limpe a couve. Lave todos os ingredientes e coza em água temperada com sal. Coza os ovos à parte durante 10 minutos. Num tacho, leve ao lume azeite, banha e cebolas cortadas em rodelas finas. Quando a cebola ficar translúcida, regue com o vinho e um pouco de água de cozer o bacalhau. Deixe ferver até reduzir para metade. Numa travessa, disponha o bacalhau, os legumes e os ovos descascados e cortados.

Para a Roupa Velha, refogue o alho e a cebola no azeite e, quando estiver transparente, misture as batatas, as hortaliças e o bacalhau. Envolva tudo e deixe apurar alguns minutos.

Pode experimentar o bacalhau nos seguintes estabelecimentos: A Lapa; Albatroz; Belo Horizonte; Bodegão; Bom Gosto; Cego do Maio; Costa; Estrela do Mar; Firmino; Ibérica; Lanterna; Lanutus; O Cais; O Campino; O Marcelino; O Nosso Café; O Pátio; O Tacho; Os 3 Rapazes; Os Amigos da Canastra II; Recife; Romero; Santo André; São Miguel; Táxi; Trinta e um de Janeiro e Vela Atlântica.

Ao longo de todo o ano, o Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico sorteou um fim-de-semana por mês numa Pousada de Portugal, para todos aqueles que preencheram um cupão depois de experimentar o sabor poveiro num restaurante aderente. Este mês, o sorteio realiza-se na quarta-feira, 10 de Dezembro, às 16h00, no Posto de Turismo.