De 137 jovens inscritos votaram nesta sessão 90 jovens que selecionaram a passar à fase de execução os seguintes projetos: em primeiro lugar e com 21 votos, o projeto “Cidade a sorrir” de Rita Isabel Mesquita que é estudante de medicina dentária e que devido á sua sensibilidade para a importância de uma adequada higiene oral tomou a iniciativa de criar o projeto “Cidade a Sorrir”, vocacionado para a importância da higiene oral  no aumento da qualidade de vida da população e  nas consequências da sua não realização. Este projeto tem como missão instruir, sensibilizar e promover práticas adequadas de higiene oral nos cidadãos, com esta finalidade o “Cidade a Sorrir” propõe-se a realizar ações de sensibilização e promoção de saúde oral em crianças/jovens e idosos no concelho da Póvoa de Varzim. Este projeto já conta com algumas entidades parceiras para acolherem estas ações de instrução.

Em segundo e com 19 votos, o projeto “Sunrace, 5km/16km”, da autoria de Henrique Lopes Ferreira, caracteriza-se por uma simbiose entre o desporto e a natureza através de uma corrida no areal da Póvoa de Varzim. O “Sunrace 5Km/16Km”, pretende percorrer todas as praias premiadas com Bandeira Azul do Município da Póvoa de Varzim, desde das praias da Cidade da Póvoa de Varzim e a praia da freguesia da Estela. O objetivo principal do deste projeto é promover a prática desportiva num ambiente diferente do habitual, pretende marcar a diferença e promover a modalidade do Atletismo – Atletismo na Praia.

Por último, em terceiro lugar com 18 votos, o projeto da “Renovação da Sala de Convívio da ESEQ, que foi idealizado por um aluno da ESEQ Afonso Soares Oliveira, com o objetivo primordial de aproximar a politica pública da juventude, surgiu então a ideia de promover o orçamento participativo jovem na comunidade escolar, através dos recursos disponibilizados para a Renovação da Sala de Convívio da ESEQ”. A sala de convívio é considerada pelos estudantes um espaço de relevância, por isso, é considerada uma área de foco para a renovação. O autor deste projeto pretende tornar a Sala de Convívio da ESEQ, um local mais confortável e adequado para as atividades de Lazer e estudo, criar um novo espaço de alimentação e também criar as condições necessárias para a Implementação do projeto “Rádio ESEQ”. O projeto “Renovação da sala de Convívio da ESEQ” tem a finalidade de fazer sentir a influência do Orçamento Participativo Jovem na comunidade escolar poveira e de fazer a sua promoção junto dos jovens.  A ata está disponível para consulta aqui.

Cumpre agora ao Município em conjunto com cada um dos autores, assegurar a execução dos Projetos, no âmbito das Grandes Opções do Plano de 2018, que destina uma verba de 30 000€.

Presente na sessão pública esteve o Vereador do Pelouro da Juventude Marco Barbosa.