A Rusga da Póvoa, MAPADI, Regufe, Belém, Mariadeira, Norte, Matriz e Sul, sucederam-se no palco para apresentarem, orgulhosamente, as suas atuações. Com o palco ao centro do relvado e a cor de cada um dos bairros espelhada através das luzes que incidiam sobre o cenário tornou a última atuação das rusgas deste ano num espetáculo inesquecível. E se em palco reinava a vaidade em representar o seu bairro, na plateia, dividida pelo relvado e bancadas, o fervor dos seus apoiantes não podia ser mais notório. Todos se empenharam para que este espetáculo, o último do programa das Festas, fosse único. E foi de olhos postos no céu que poveiros e visitantes terminaram o sábado. Todos se renderam ao magnífico espetáculo de fogo-de-artifício com música, pela Avenida dos Banhos, Largo do Alto Martim Vaz e Marginal Norte, durante cerca de 20 minutos.

Uma vez mais, o canal televisivo Porto Canal acompanhou o evento emitindo a sua singularidade a outros pontos do país.

O dia de sábado também ficou marcado pela confeção, na Praça do Almada, do Maior Arroz de Sardinhas do Mundo, servido a mais de duas mil pessoas, que não quiseram perder a oportunidade de provar a iguaria. O Presidente da Câmara também provou.

Com o apoio da Câmara Municipal, a iniciativa foi promovida pela Confraria de Sabores Poveiros, que cozinharam o prato gastronómico, que contou entre muitos ingredientes com 150 quilos de arroz e 450 quilos de sardinha. Às 13h08 foi realizada a pesagem que ditou os 1027 quilos de arroz de sardinha, ultrapassando a proposta inicial de 850 quilos.

O feito foi registado em vídeo, fotografias e com testemunhos certificados, com o intuito de incluir o arroz de sardinha como o maior do mundo no livro de recordes do Guinness.

Ainda durante a manhã de sábado, o quartel da Escola dos Serviços sediado em Beiriz, Póvoa de Varzim, comemorou dois aniversários: os 150 anos do Serviço de Administração Militar e o 13º da Escola dos Serviços.

Durante as cerimónias, que foram presididas pelo Chefe de Estado Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, foi realizada uma homenagem aos militares falecidos em defesa da Pátria, e realizada a imposição de condecorações. Pela parada do quartel desfilaram as forças militares, apeado e motorizado, além da atuação da Banda Militar do Exército.

Na passada sexta-feira, 5 de julho, as comemorações centraram-se nos seis bairros da cidade. Cada qual com a sua animação festejou a 2ª Noitada de São Pedro e contou com a visita do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. À uma da manhã, de cada bairro, foi lançado fogo-de-artifício nos tons que os caraterizam. Veja as imagens desta Noitada nos Bairros:

Para trás ficaram duas semanas de muita festa, alegria e convívio tão típicos das Festas de São Pedro. Reviva cada momento, aqui.