Nas ruas da cidade, até de madrugada, não faltaram sardinhas, fogueiras, música e, claro, as Rusgas com as suas belíssimas Tricanas. Como é tradição, todas as Rusgas dançaram nos palcos dos Bairros da Matriz, Norte e Sul regressando depois a casa e terminando a grande Noitada de S. Pedro nos seus respetivos Bairros.

Mas, há já quatro anos que todas as Rusgas contam, no seu itinerário, com outra paragem: a Praça do Almada para uma atuação ao vivo para o Porto Canal. Durante duas horas as Festas da Cidade foram transmitidas naquela estação de televisão mostrando, além das Rusgas, os tronos de cada Bairro. Poderá ver ou rever o Especial de S. Pedro do Porto Canal aqui e aqui.

Também a RTP deu grande destaque ao S. Pedro na Póvoa de Varzim com uma transmissão que decorreu desde a manhã até à meia-noite praticamente sem interrupções. Vários convidados foram passando pelo programa – conduzido a partir do Largo do Passeio Alegre – mostrando não apenas o S. Pedro mas o que a Póvoa de Varzim tem de melhor além das Festas da Cidade.

No dia de S. Pedro a religiosidade imperou. Logo de manhã realizou-se a Missa de S. Pedro na Igreja de Lapa e o Concerto da Banda Musical da Póvoa de Varzim e da Banda Cabeceirense.

À tarde aconteceu a Procissão de S. Pedro. De grande apego ao santinho pescador, o poveiro dedica-lhe uma majestosa procissão que sai da Igreja Matriz e recolhe na Igreja da Lapa e nela são incorporados os três santos populares – Santo António, São João e São Pedro.

À noite aconteceu um dos momentos mais aguardados das Festas deste ano, o Concerto do Seu Jorge. O músico brasileiro encantou as milhares de pessoas que se deslocaram até à frente do Casino da Póvoa, parceiro da Câmara Municipal, para dançar e comemorar, uma vez mais, o S. Pedro. Seu Jorge cantou os seus maiores sucessos e, apesar da chuva, levou o público ao rubro.

Pouco tempo houve para descansar. Logo no dia seguinte, no sábado, os seis Bairros – Belém, Matriz, Mariadeira, Norte, Regufe e Sul – festejaram a Segunda Noitada de S. Pedro. Cada associação organizou a sua noite e festejou o S. Pedro com as suas Rusgas e com um cartaz próprio. À meia-noite, os seis Bairros lançaram fogo-de-artifício.

No domingo de manhã, centenas de atletas participaram no Grande Prémio de S. Pedro, uma competição de dez quilómetros e que é a grande marca desportiva relacionada às Festas da Cidade.

Quem não faltou a nenhum dos eventos acima mencionados foi o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. O autarca fez questão em estar presente em todos os Bairros e em todas as celebrações, fossem elas religiosas, lúdicas ou desportivas. 

Consulte o programa completo e saiba o que as Festas ainda lhe reservam até dia 7 de julho.