Estarão presentes o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Silva Ribeiro, e o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

O primeiro momento será a inauguração da estação “Costa Segura” da Póvoa de Varzim, com breve apresentação do Sistema “Costa Segura” e demonstração com simulacro. Trata-se da instalação que radares junto às barras que emitem informação digital e permitem um seguimento automático e geração de alarmes em caso de perigo.

Após uma reflexão sobre o Programa “Cidadania Marítima”, será apresentado o Programa Cego do Maio, uma organização de voluntários de apoio ao salvamento marítimo coordenado pelo Instituto de Socorros a Náufragos.

Nesta sessão, terá ainda lugar a assinatura do Protocolo de recuperação da antiga embarcação Salva-vidas “Cego do Maio” e imposição de condecorações ao poveiro José António Ribeiro de Azevedo.