Milhares de pessoas esperavam os jogadores e equipa técnica ao som da música do Padre Guilherme, do Ar de Rock Laúndos. Ora dançando, ora entoando os hinos do clube, adeptos, simpatizantes e curiosos não arredaram pé do Parque da Cidade até à chegada dos “lobos do mar”. A equipa chegou perto da meia-noite, satisfeita e emocionada, não só com a conquista da subida de Divisão mas, também, com a grandiosa receção dos poveiros. À espera para cumprimentar e congratular todos os jogadores e demais equipa estava o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. O autarca, que à tarde tinha convidado todos os presentes a permanecerem no Parque da Cidade e a conviverem até à chegada do Varzim, considerou a subida de Divisão um marco importante na vida da cidade.

Apesar do final de festa ter marcado esta edição, a verdade é que “Uns dias no Parque” tiveram muitos outros momentos inesquecíveis. Sem dúvida que dois desses momentos foram os concertos dos Expensive Soul e dos GNR. Milhares de pessoas quiseram assistir aos dois espetáculos e usufruir, gratuitamente, da presença de duas das mais reconhecidas bandas portuguesas.

Os Expensive Soul até podiam ser pouco conhecidos do público mais velho mas, com a ajuda do público mais jovem, aqueles que não conheciam a banda de Leça da Palmeira ficaram fãs, com certeza. Todos cantaram juntos “O amor é mágico”, “Cupido” ou “Que saudade”, três dos êxitos da banda de soul music cantada em português. No final do concerto, os Expensive Soul receberam, ainda, os muitos fãs que quiseram conhecer os músicos e tirar as famosas selfies.

Quanto aos GNR, banda que dispensa apresentações, percorreram os êxitos dos 35 anos da sua existência. “Pronúncia do Norte” e “Dunas” foram os temas que mais entusiasmaram o público que cantou, de cor e salteado, ambos os temas.

Além destes dois concertos, mais música pautou “Uns dias no Parque”. Os artistas poveiros atuaram na noite de sexta, domingo e segunda-feira. Duo Antonio, Capela Marta, Baila Passión, Noé Gavina, Rui Nova, Flik-Flak, Manuel Moura, Módulo 6, Santa Cruz, Marlene Maio, Sílvia Raquel, Miguel Laranjeira e Domingos Moça conquistaram o público e animaram as três noites.

No palco houve também karaté (com o Centro de Karaté Aguçadourense, a União Poveira de Karaté e a Associação de Pais de Laúndos), kung-fu (com a Academia de Kung-Fu da Póvoa de Varzim), capoeira (com o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim e a Capoeirarte), zumba (com a academia Corpore Sano e Grupo Recreativo Estrela do Bonfim), dança (A Filantrópica, Academia de Kung-Fu, Corpore Sano, Gimnoarte, Centro Social e Paroquial de Navais, Senhora do Ó, Associação Recreativa Estelense), música (com o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim), folclore (Rancho Folclórico Camponeses de Navais, Rancho Folclórico Casa do Povo de Aguçadoura, Rancho do Cidral, Rancho Folclórico de Aver-o-Mar e Rancho Folclórico Poveiro) e ainda houve espaço para um desfile de cães (A CERCA).

A assistirem a cada um destes momentos estiveram sempre centenas de pessoas. Mais não estiveram pois era difícil convencer as crianças a saírem dos insufláveis. Durante horas e horas a fio os mais pequenos tiveram a oportunidade de brincarem ao ar livre, num espaço pensado no seu bem-estar e na sua saúde.

Ainda no âmbito da programação, foram entregues os prémios dos Planos de Promoção de Atletismo, BTT e Ténis de Mesa, bem como do Interfreguesias. Os atletas, depois de meses de competições e treinos constantes, terão agora o descanso merecido. Até setembro é altura de retemperar energias para mais uma época desportiva.

E o mais importante ficou para o fim. “Uns dias no Parque” foram pensados com o objetivo de criar fundos para o desenvolvimento da atividade das associações poveiras. O movimento associativo no concelho da Póvoa de Varzim é muito expressivo e, como é referido com orgulho pelo Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, é também graças aos esforços das associações que a Póvoa de Varzim é o concelho, no distrito do Porto, com menor taxa de toxicodependência entre os jovens. Por este motivo, a autarquia reconhece a importância das associações e o trabalho desenvolvido em prol da comunidade poveira. Criar oportunidades para que as associações angariem fundos é uma das preocupações da Câmara Municipal e foi essencialmente com esse objetivo que surgiu esta iniciativa. De 5 a 10 de junho, as associações poveiras puderam vender os seus artigos e bens alimentares para fazerem receita para a criação de projetos.

Desde francesinhas a bifanas, bolos de chocolate, côco, cenoura e laranja, passando por pães com chouriço e empadas, de tudo um pouco se vendeu e comeu durantes estes dias. Se com toda esta oferta saiu da sua dieta e engordou um quilinho ou dois aqui está a solução: vá até ao Parque da Cidade. Mas, calma, estas iguarias já lá não estão para o tentar. O que o espera é o contacto com a natureza, uma caminhada entre as árvores, quem sabe até uma corrida. “Uns dias no Parque” terminaram, prometendo voltar em 2016, mas o Parque da Cidade está pronto para o receber em qualquer dia do ano, a qualquer hora do dia. Usufrua daquilo que é seu.

Veja todas as fotogalerias e recorde os melhores momentos dos últimos dias.