Até sexta-feira, dia 4, o “Ateliê do Ambiente” marca presença na Praça do Almada. Entre as 15h00 e as 17h00 todos estamos convidados a participar nas inúmeras actividades ali desenvolvidas que têm como objectivo sensibilizar e motivar para a reutilização de materiais.

No Museu Municipal, a exposição “Aves do Mar da Póvoa”, patente até Julho, reúne quatro dezenas de fotografias que retratam parte da diversidade de aves marinhas que acorrem à nossa costa ao longo do ano. Tem como objectivo dar a conhecer as espécies existentes e as diferenças entre elas, os locais onde podem ser encontradas e as suas características comportamentais. Não se pode negar igualmente o pendor pedagógico desta exposição, que permite um pequeno vislumbre sobre a riquíssima Biodiversidade de Aves Marítimas na Póvoa de Varzim, e que pode ser observada nas nossas praias, no Porto de Pesca, nos pequenos cursos de água e até mesmo no Parque da Cidade.

Para os beneficiários do Rendimento Social de Inserção, tem lugar nos dias 2 e 4 de Junho, às 10h30 e 14h30, o curso “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, no nº 114 da Avenida Mousinho de Albuquerque. Para além de motivar para a prevenção da produção de resíduos, esta actividade tem um carácter social, ajudando pessoas com baixos recursos económicos a não desperdiçar alimentos. Do menu consta a confecção de um Pomme de Batata, para entrada, e uma Sopa Aveludada. Para prato principal serão elaborados uma Salada com Flores comestíveis, um Soufflé e uma Tortilha de Pescada. Para finalizar, um Pudim de Pão será a sobremesa. Esta acção enquadra-se na estratégia que tem vindo a ser desenvolvida pelos Gabinetes de Acção Social da Póvoa de Varzim e contará também com o apoio da LIPOR.

A Semana do Ambiente 2010 começou no passado domingo, com uma EcoCaminhada entre as praias de Quião e Aguçadoura. Cerca de duas dezenas de pessoas participaram nesta iniciativa, contando com a ajuda do Arqueólogo Municipal José Flores para aprender mais sobre a fauna e a flora dunar. Ontem, 31 de Maio, foi a vez de “Música no Ambiente” encher de sonoridades o Largo Dr. David Alves. Isto porque alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim deram dois concertos ao ar livre, um de manhã e outro à tarde.

Nesta edição da Semana do Ambiente é o Ano Internacional da Biodiversidade que dá a tónica ao programa. Com esta mensagem, da protecção da Biodiversidade, a autarquia reforça ainda a campanha “Poupar. Viver Melhor!”, lançada com o intuito de esclarecer todos os munícipes sobre a importância de poupar os recursos naturais. Saiba mais no portal municipal.