Foram várias as actividades propostas, ora dirigidas a toda a comunidade, ora especialmente desenvolvidas pelo público em geral. Manuel Angélico, Vereador do Pelouro do Ambiente, faz um balanço muito positivo de todo o evento. “A Semana do Ambiente correu muito bem, houve uma óptima adesão por parte das pessoas”, avaliou, referindo ainda a diversidade temática de todo o programa. “Exploramos temas como a biodiversidade das praias, na EcoCaminhada e através das palestras sobre a dinâmica litoral”, a primeira um passeio pelo litoral poveiro que reuniu cerca de quatro dezenas de pessoas que, na companhia de José Flores, Arqueólogo Municipal, observaram espécies da fauna e flora litoral; a segunda uma actividade que se desenrolou nas escolas secundárias do concelho e que contou com a intervenção de Mário Cunha “um jovem estudante de Biologia Marinha que se ofereceu para realizar estas palestras e assim partilhar com todos o seu gosto pelo estudo das praias, explorando alguns fenómenos, prejudiciais ou benéficos, que têm vindo a acontecer”.

“O público escolar continua a ser o nosso veículo preferencial, porque demonstra um grande apetite pela aprendizagem”, declarou o Vereador, justificando, assim, a aposta contínua nas actividades que se desenrolam nas instituições de ensino. Por isso, também na Semana do Ambiente, as escolas receberam actividades como as palestras, já referidas, e também o lançamento do Triopolis, uma aplicação multimédia interactiva que tem por base a sensibilização para a política dos 3R’s. Coincidindo com o término da Semana do Ambiente, terminou também o Ateliê do Ambiente, situado no Coreto da Praça do Almada. Entre 1 e 5 de Junho este espaço, dedicado à reutilização e reciclagem de materiais, recebeu alunos de instituições de ensino da cidade e curiosos, que se divertiram a reciclar papel, a elaborar flores ou a fazer pregadeiras com tampas de frascos e porta-lápis reutilizando rolos de cartão.

apresentacao triopolis

No âmbito da luta pela Póvoa de Varzim, um concelho de Bom Ambiente, a autarquia muito tem feito no sentido de sensibilizar a população para a importância de adoptar comportamentos pró-ambientais, dotando-a, também, de ferramentas para que tal seja possível. Campanhas de sensibilização, projectos como o Terra à Terra, de compostagem caseira, ou o Roupão, equipamento para a reciclagem ou reutilização de vestuário que estará brevemente disponível, a campanha Operação Restauração 5 Estrelas, de recolha de orgânicos em estabelecimentos de restauração, a recolha de cartão porta-a-porta em estabelecimentos comerciais, e até a adesão da Póvoa de Varzim a programas como o Centro Regional de Excelência ou o programa de Execução de Melhoria da Qualidade do Ar, são apenas alguns exemplos do que tem sido feito até agora. Para Manuel Angélico esta é uma aposta já ganha, mas que continua a precisar da colaboração de todos. “Temos verificado que têm aumentando as toneladas de resíduos para reciclagem, sendo que se verifica que em alguns meses esses valores são o dobro do verificado em meses de ano anterior. Consequentemente, nota-se uma diminuição das toneladas de resíduos sólidos indiferenciados recolhidos”. As mudanças de comportamentos da população não se ficam só por aqui. A correcta deposição do lixo é, cada vez mais, uma realidade, na medida em que, como explica o Vereador “cada vez mais as pessoas colocam os sacos de lixo bem fechados e colocados nos locais certos. Por seu lado, a autarquia tem também investido na colocação de novos equipamentos de deposição de lixo, cada vez mais próximos das pessoas, sendo que alguns deles por estarem soterrados, causam menor impacto visual”.

No fundo, é opinião do Vereador que “a população colabora com a Póvoa cidade limpa e amiga do Ambiente. Por isso, vamos continuar a trabalhar para que não percamos o galardão Cidades Limpas, que recebemos o ano passado, mas para isso é necessária a colaboração de todos os munícipes”.

Por isso fica aqui o convite a que se junte a este movimento que tem feito da Póvoa de Varzim um concelho de Bom Ambiente. Para começar, visite o portal municipal. Recorde a Semana do Ambiente e explore tudo o que aqui se faz por um mundo melhor.