Assim, os colaboradores recebem diariamente um e-mail do “Ecocentro” de Laúndos com dicas e sugestões para um ambiente melhor, uma iniciativa que pretende alertar para a fragilidade do nosso ambiente e o que podemos fazer para o proteger.

Por outro lado o Pelouro do Ambiente faz um convite à reciclagem, convite esse que se estende não só aos funcionários municipais, como também à população em geral. Aproveitando o facto de no mês de Junho se dedicarem certos dias ao Ambiente, o “Ecocentro” oferece um brinde a todos os que lá se deslocarem para depositar materiais recicláveis no Dia Mundial do Ambiente (a 5 de Junho), dos Oceanos (a 8) e no Dia Mundial do Combate à Desertificação e à Seca (a 17 de Junho).
Para reciclagem podem não só ser entregues papel, cartão e vidro, como também monstros metálicos (vulgo sucatas) e não metálicos, madeiras, pilhas e óleos.
O desejo é que a reciclagem se torne uma rotina comum a toda a população, contribuindo assim para um ambiente mais saudável e para uns munícipes mais atentos às questões ambientais.   
O “Ecocentro” situa-se no Parque Industrial de Laúndos e está aberto de Segunda a Sábado, das sete da manhã às sete da noite.