As sessões aconteceram, respetivamente, nas Escolas EB 2/3 de Aver-o-Mar, Campo Aberto e Dr. Flávio Gonçalves.

A primeira sessão foi dinamizada pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) e foi dirigida ao pessoal docente.

Quanto ao segundo encontro, dirigido aos pais e encarregados de educação, contou com as explicações da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP).

E, finalmente, a terceira sessão foi dirigida por Filipe Pinto, autor do Projeto Planeta Limpo.

As sessões de capacitação não vão ficar por aqui. Já no dia 4 de dezembro, às 16h30, na Escola Campo Aberto, irá decorrer um outro encontro, desta feita dedicado ao tema “Autonomia e flexibilidade como possibilidade de uma escola promotora de sucesso escolar” e dirigido aos professores. A palestrante convidada é Ariana Cosme, consultora do Ministério da Educação para o Programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular e docente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

O projeto municipal PVPV foi elaborado numa estreita articulação com os cinco Agrupamentos de Escolas (Aver-o-Mar, Campo Aberto, Cego do Maio, Dr. Flávio Gonçalves, Rates) e as duas Escolas Secundárias (Eça de Queirós e Rocha Peixoto) e desenvolve-se numa dinâmica de ação que promove, pedagogicamente, os valores enquanto dimensão estruturante para o combate ao insucesso e abandono escolar precoce.