Centenas de pessoas acompanharam as provas que constituíram esta edição do Nelo Summer Challenge. O sol e a temperatura que se fizeram sentir nestes dois dias foram, sem dúvida, dois fortes motivos para o Porto de Pesca e a Praia da Salgueira, os dois locais de competição, se encontrarem repletos de público.

Tudo começou no sábado à tarde. A primeira prova aconteceu no Porto de Pesca sob o olhar atento de um público muito curioso sobre o surf ski (o surf ski é um caiaque aberto, tipo prancha, longo, leve e estreito. Com um cockpit aberto, onde o atleta se posiciona para remar, as suas medidas não ultrapassam os 5 – 6,5 metros de comprimento e os 40 a 50 centímetros de largura. Estas embarcações são concebidas para serem utilizadas em mar aberto. Beneficiando da ajuda do vento e das ondas, permitem surfar a velocidades superiores a 25 km/h. A ganhar cada vez mais popularidade, o Surf Ski é objecto de diversas provas, cujas distâncias percorridas podem ir às largas dezenas de quilómetros ou apenas a algumas centenas de metros). O objectivo desta primeira etapa era, então, percorrer dez quilómetros em mar aberto a favor do vento. Após a partida, os atletas remaram três quilómetros para Nordeste, virando depois a favor do vento até Vila do Conde, onde a meta estava instalada.

Artur Pereira, português, conquistou a medalha de ouro na categoria Juniores. Kenny Wallace, da Austrália, venceu na categoria Seniores. Manuel Busto, na categoria Veteranos A; Francisco Calatayud, na categoria Veteranos B, ambos de Espanha; Ana Pimenta, portuguesa, na categoria Juniores; Naomi Flood, Austrália, Seniores; e Aurora Bohm, do Canadá, na categoria Veteranos A foram os restantes atletas a subir ao primeiro lugar do pódio. A entrega de medalhas foi realizada nessa mesma noite, na Fortaleza Nossa Senhora da Conceição, por Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Vereador do Pelouro do Desporto.

No domingo, a animação e a competição continuaram na Praia da Salgueira, logo pela manhã. Esta prova era mais curta e surtiu no público um maior impacto, já que era possível seguir todo o trajecto dos atletas. A partida era dada na praia, tendo os atletas que correr para o seu barco, remar 400 metros, passar pelas bóias, regressar à praia e correr para a linha de chegada, também na areia. Naomi Flood, australiana, fez o percurso mais rápido entre todas as concorrentes femininas, à frente das colegas Alana Nicholls e Hannah Davis, ambas australianas, e de Beatriz Gomes, a primeira portuguesa.

David Smith, australiano, venceu por alguns centímetros a final A na tarde de domingo. Jasper Mocke, da África do Sul, e Kenny Wallace, também da Austrália, seguiram-no. Na final B, Hélder Silva triunfou perante Stefan Holtz.

Mais do que uma competição de cariz internacional, o Nelo Summer Challenge é uma oportunidade para os atletas portugueses competirem com os melhores da modalidade, tornando-se num verdadeiro “estágio”, principalmente para os mais jovens, junto de nomes reconhecidos no mundo do surf ski. Para a Póvoa de Varzim também a realização desta competição significa muito. Durante praticamente toda a semana, centenas de pessoas – atletas, treinadores e familiares – permaneceram na cidade. A economia local agradece. Este foi mais um investimento do município no desenvolvimento do concelho e das duas finanças. Ao longo dos últimos anos, o Pelouro do Desporto tem multiplicado o apoio aos eventos de grande qualidade, um esforço que tem compensado, com hotéis e restaurantes a beneficiar deste investimento. Através de competições internacionais como o Nelo Summer Challenge, a divulgação da Póvoa de Varzim está mais do que lançada. A opinião entre os atletas internacionais é unânime: a vontade de voltar é muito grande. A Póvoa de Varzim sabe receber muito bem.

O Nelo Summer Challenge é organizado pela M.A.R. Kayaks e Federação Portuguesa de Canoagem, em associação com a Federação Internacional de Canoagem (ICF). É patrocinado pelo Banco Espírito Santo, pela Corticeira Amorim e pela Schenker, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elpo Hotéis, Dansprint, ANA Aeroportos, Qualiyachts, Clube Naval Povoense, Clube Fluvial Vilacondense e SUP Addiction Portugal. Tal como referido anteriormente, a competição conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Para o ano promete voltar e tornar a ser um êxito a todos os níveis, desde à qualidade dos atletas, à qualidade organizativa, ao número de público e, claro, ao bom ambiente vivido entre todos.

Mas, porque há imagens que valem mais do que mil palavras, veja aqui toda a acção destes últimos dias, desde os treinos oficiais à competição.