Neste sentido, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim aderiu ao projecto Táxi Seguro e na próxima quinta-feira, 14 de Setembro, às 15h00, o Salão Nobre abre-se aos interessados para uma sessão de esclarecimentos sobre este programa.

Da responsabilidade do Ministério da Administração Interna (MAI), da Associação de Municípios da Área Metropolitana do Porto e da Fundação Vodafone Portugal, Táxi Seguro tem como objectivo contribuir para a segurança dos taxistas através da instalação de um dispositivo que, quando accionado pelo taxista em perigo, emite um sinal para a PSP, que, além de monitorizar a localização em tempo real do táxi, acede ao som ambiente do interior do veículo, o que ajuda a determinar o perigo real da situação.

Afonso Oliveira, vereador com a pasta do Desenvolvimento Sócio-Económico,  explica que a adesão da Póvoa de Varzim a este projecto verifica-se no âmbito de este ser um município pertencente à Área Metropolitana do Porto, não tendo a ver com problemas de criminalidade, pouco expressivos na Póvoa. Ao divulgar esta iniciativa, a Câmara espera contribuir para a prevenção da criminalidade contra os taxistas. “Esta é uma acção de sensibilização para levar os operadores a aderir a este projecto”, afirma o vereador, sublinhando também o custo reduzido para os operadores de táxi, já que o equipamento é comparticipado em 33% pelo MAI e em 27% pela Câmara Municipal.

Táxi Seguro é um sistema inovador de prevenção e combate à insegurança dos taxistas e o alarme é detectado mesmo quando o taxista se desloca a outros pontos do país. Pode aderir qualquer taxista licenciado nos concelhos integrados na Grande Área Metropolitana do Porto, sendo os concelhos aderentes Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, S. João da Madeira, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia, além, claro, da Póvoa de Varzim.