O evento contou com a presença da Diretora Regional de Agricultura e Pescas, Carla Alves, e do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

O autarca poveiro alertou os presentes para a “necessidade de alterar a nossa forma de comunicar quer, fundamentalmente, a nossa forma de trabalhar”. Reconheceu que o setor passa por enormes dificuldades concorrenciais, nomeadamente a nível nacional (no que diz respeito aos critérios diferenciados que o país utiliza para as regiões autónomas e para o continente), sendo cada vez mais atingido. Assim sendo, “temos necessariamente que mudar de vida”, advertiu, chamando a atenção para as questões da sustentabilidade, economia circular e bem-estar animal.

O Presidente da Câmara transmitiu que “este setor tem combatido a desertificação e tem feito com que o mundo rural ainda hoje exista e se consiga produzir riqueza, ou seja, tem tido um papel importantíssimo na sobrevivência do mundo rural”. Acrescentou ainda que “esta atividade tem, no concelho da Póvoa de Varzim, uma importância económica grande, quer sob o ponto de vista do emprego quer sob o ponto de vista da criação de riqueza quer sob o ponto de vista da visibilidade que dá para todo o concelho”.

Neste sentido, a Câmara Municipal, enquanto elemento facilitador, “tem tido a porta aberta para a resolução de todos os problemas”, constatou Aires Pereira, anunciando a sua “disponibilidade também enquanto Presidente da Lipor para ajudar nas questões da sustentabilidade e da economia circular, ou seja, fazermos mais com menos, de modo a credibilizar as vossas explorações e trabalho, sob o ponto de vista do discurso e das boas práticas de modo a enfrentar os novos desafios”.

A Diretora Regional de Agricultura e Pescas revelou ter um “especial carinho pelo setor leiteiro”, apontando como maior desafio do setor «comunicar»: “adotar uma comunicação pró-ativa, temos que ser pró-ativos e falar da sustentabilidade das nossas explorações, do bem-estar dos nossos animais e da qualidade do leite que produzimos”.

Carla Alves referiu-se ao “desafio da sustentabilidade que encaixa, obviamente, na agricultura, acrescentando que “temos que privilegiar um consumo de proximidade”. Revelou que “os apoios para a agricultura serão vocacionados para dois pilares: por um lado, vamos ter que continuar a apostar numa agricultura competitiva, mas também numa agricultura familiar, de resiliência que mantenha as populações rurais. As duas vertentes têm de ser apoiadas porque ambas são necessárias para a sustentabilidade”, constatou.

Em jeito de balanço de praticamente 4 anos à frente da Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim, José Moreira Campos transmitiu que “trabalhamos na dificuldade de agradar a todos, mas sempre com isenção. Tivemos o período mais difícil de que há memória no setor leiteiro”.

O Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa terminou dizendo que “num mandato em que a instabilidade foi a nota predominante, fizemos o possível para honrar o bom nome da Cooperativa com credibilidade, solidariedade e objetivos seguros”.