A Casa da Juventude associou-se ao Projecto “Tour Agarra a Vida”, uma ideia da Academia de Patins, uma empresa de organização de eventos na área dos desportos radicais urbanos, que consiste em aliar os desportos radicais à sensibilização de crianças e jovens para estas problemáticas. As escolas EB 2/3 de Beiriz, Aver-o-Mar e Flávio Gonçalves e, ainda, a Escola Secundária Rocha Peixoto receberam, na semana passada, a visita de atletas de várias modalidades radicais (patins em linha, skate, BMX, etc.) – os melhores nas suas áreas – que presentearam os alunos com brilhantes demonstrações. Depois do espectáculo, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra que contou com a presença destes atletas e que pretendeu mostrar os benefícios de uma vida saudável.

Andrea Silva, vereadora do Pelouro da Juventude, foi testemunha da motivação sentida pelos alunos. “A atenção com que estes jovens observavam tudo mostrou que esta iniciativa irá marcá-los e que, por isso, fomos bem sucedidos”, explicou a autarca. O Tour “Agarra a Vida” voltará, ainda este ano lectivo, à Póvoa de Varzim. Segundo Andrea Silva, haverá uma 2ª parte do Projecto. A iniciativa aposta na sensibilização para a igualdade de género, por isso, nesta segunda parte, algumas meninas vão poder participar, gratuitamente, em aulas de patins em linha.

Esta temática marcou, assim, o início do ano lectivo que, para muitos alunos, será abordada ao longo dos próximos meses, já que muitas foram as turmas que escolheram este tema para a disciplina Área de Projecto.