Com concentração junto ao Casino, às 9h30, a partida real dar-se-á às 11h30, junto ao Restaurante Tourigalo (N13). A chegada, pelas 14h43, será no Monte de São Félix, sendo que a prova disputa-se num circuito em redor do Monte S. Félix (Laúndos) composto por 7 voltas tendo contagens de montanha e metas (135,7 km). A 2ª etapa será no domingo, 5 de maio, em Vieira do Minho (100 km).

A prova que assinala o regresso do ano na modalidade foi apresentada na passada sexta-feira, 26 de abril, na Biblioteca Diana Bar, na Póvoa de Varzim, e contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, do Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Barbosa, do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e do Diretor do Jornal O JOGO, José Manuel Ribeiro.

“É com uma emoção especial que assistimos ao regresso de O JOGO”, assinalou Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e curiosamente o único a vencer duas das sete edições do Grande Prémio O JOGO, realizadas entre 1987 e 1993.

A Póvoa será um local natural para o recomeço, como assinalou Luís Diamantino: “Temos a Clássica da Primavera, corridas de BTT todos os fins de semana e sobretudo somos uma terra que fabrica campeões. Temos o Manuel Zeferino, vencedor de uma Volta a Portugal, e temos o Rui Costa, único campeão do Mundo português”.

O Vice-Presidente referiu ainda que “temos uma equipa de formação de ciclismo – o C.D.C. de Navais – e damos valor à formação não só no ciclismo, mas em todas as modalidades com o intuito de formar os homens de amanhã, sendo mais que o importante é ser campeão na vida”.

Terminou agradecendo ao JOGO e à Federação Portuguesa de Ciclismo pela realização desta prova no nosso concelho pois “a melhor forma de promovermos as nossas terras é através do desporto e da cultura”.

A etapa de Vieira do Minho será, para António Barbosa, Presidente da Câmara Municipal, uma continuação ideal, pois “existe uma ligação forte à Póvoa de Varzim e eventos assim são uma promoção para a nossa oferta turística”.

Na cerimónia de apresentação foi ainda recordado com especial carinho o triunfo de José Santiago, que além de ciclista e de diretor-desportivo que fundou a equipa da Maia foi jornalista, tendo falecido ao serviço de O JOGO na Volta a Portugal de 1996. Santiago estreou-se ao serviço deste jornal precisamente com uma crónica de antevisão ao Grande Prémio de O JOGO de 1993, o último que se realizou. “Foi um amigo que perdemos”, lembrou José Manuel Ribeiro, diretor de O JOGO, deixando clara a ligação deste jornal à modalidade. “O JOGO nasceu para o ciclismo”, afirmou.