Esta terça-feira, 23 de julho, vai atuar, no Auditório Municipal, o agrupamento musical Toy Ensemble. O concerto integra a final do 12º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, com a estreia mundial das duas peças selecionadas e ainda a encomenda do FIMPV ao compositor Alexandre Delgado, Presidente do Júri do Concurso.

O Toy Ensemble tem como objetivo promover a divulgação e a expansão do cânone da cultura lusófona, nomeadamente nas vertentes da música, literatura e artes visuais, apresentando nas suas atuações obras que pertencem ao universo da literatura e música contemporâneas, e articulando performances com atividades de artes cénicas e visuais. Numa dinâmica de qualidade, integram o ensemble músicos de destaque no panorama musical português que se apresentam em formações variadas atendendo à especificidade das obras.

No dia 25, quinta-feira, o Festival apresenta o seu agrupamento residente na Igreja Românica de São Pedro de Rates. O Quarteto Verazin foi criado em 2007 pela Associação Pró-Música sendo desde então agrupamento residente do FIMPV, integrando-se regularmente na sua programação. O agrupamento residente do FIMPV junta-se para um programa de música de câmara com as vencedoras do Concurso de Interpretação do Estoril e do Prémio Jovens Músicos. Ana Ferraz foi premiada em diversos concursos, estacando-se o 10 lugar no Concurso Internacional de Música Santa Cecília e 10 prémio no Concurso Internacional Jastrzebie-Zdrojna na Polónia. Sofia Sousa é desde setembro de 2018 artista residente na Chapelle Reine Elisabeth, sob a orientação de Miguel da Silva.

No sábado, 27 de julho, o pianista Arcadi Volodos vai atuar no Cine-Teatro Garrett.

Nascido em S. Petersburgo em 1972, Arcadi Volodos iniciou os seus estudos musicais com lições de canto e direção. Como pianista, só começou a estudar seriamente em 1987 no Conservatório de S. Petersburgo, antes de prosseguir estudos superiores no Conservatório de Moscovo com Galina Egiazarova, e em Paris e Madrid. Desde a sua estreia em Nova Iorque em 1996, apresentou-se no mundo inteiro em recital e com as maiores orquestras e chefes de orquestra. O seu recital de piano de estreia (no Carnegie Hall) foi premiado com um ‘Award-winning’ da Gramophone. Os seguintes também foram aclamados pela crítica. ‘Volodos Plays Brahms’ é a última gravação, imediatamente considerada como um marco na cena musical: foi premiada em novembro de 2017 com o Edison Classical Award e o Diapason d’Or.

Esta 41ª edição do FIMPV encerra com a Orquestra de Câmara Alemã, sob a direção de Gabriel Adorján, e com a participação de Matvey Demin (flauta) e Raúl da Costa (piano).

A Orquestra de Câmara Alemã de Berlim foi fundada no outono de 1989, no espírito da reunificação da cidade de Berlim. O repertório da orquestra varia entre obras do barroco e composições contemporâneas. Atuou com solistas de renome internacional para além de gravações para etiquetas como Deutsche Grammophon, edel e Solo Musica. Matvey Demin é dos jovens flautistas mais premiados a nível internacional, contando com 10 prémio em concursos como “All Russia Woodwinds Competition” ou no Concurso Internacional Friedrich Kuhlau.

Apenas com 20 anos venceu o lugar como solista na Orquestra Tonhalle de Zurique.

O pianista português Raúl da Costa está baseado em Berlim onde continua a sua carreira como solista, também partilhando os palcos em música de câmara com vários músicos de renome internacional.

Todos estes concertos têm início às 21h45.

Consulte o programa completo aqui e acompanhe o Festival aqui.

Estão à venda na bol e no Cine-Teatro Garrett (bilheteira 10h30-12h30 e 15h30-17h30 de terça-feira a sábado, e a partir das 15h30 em dias de espetáculo), os bilhetes para os concertos do Festival. O ingresso, por espetáculo, custa 5,00 € e há ainda a possibilidade de adquirir bilhete passe para todos os espetáculos por 40,00 € e a brochura por 5,00 €. A conferência de 6 de julho e os espetáculos incluídos em “Manifestações Paralelas” são de entrada livre.

Nos dias dos concertos, também pode comprar os bilhetes nos locais onde se realizam (Auditório Municipal, Igrejas Matriz e Românica de S. Pedro de Rates), a partir das 20h30.