No passado sábado, no Pavilhão Municipal, o clube homenageou os atletas que, há 37 anos, competiram na 1ª Divisão. Na época 1982/1983 o grupo vestia a camisola do Clube Desportivo da Póvoa e foi o grande impulsionador da modalidade na Póvoa de Varzim. Por esse motivo, os atletas foram convidados a participar num jogo para relembrar os velhos tempos antes de um jantar de convívio com as atuais estrelas em ascensão. Da equipa fazia parte o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e também ele recuou quase quatro décadas e jogou com os seus antigos companheiros contra o Famalicão Andebol Clube, empatando a 16 golos.

Durante o jantar, todos os integrantes da antiga equipa foram agraciados com uma medalha e ao edil coube receber a homenagem das mãos da sua mãe, Fernanda, uma surpresa que foi visivelmente agradável para Aires Pereira. A este propósito, o autarca recordou que “quando eu jogava a minha mãe não ia ver os jogos. A família não tinha o hábito de acompanhar as crianças nas competições, uma realidade que mudou ao longo dos últimos anos. Atualmente, os pais disponibilizam-se a levar e trazer os filhos aos treinos, aos estágios, aos jogos. E, por isso, só temos de lhes agradecer”. É graças ao esforço de todas as famílias envolvidas no Póvoa Andebol que o clube tem prosperado, segundo o edil. “Nada cresce sozinho, nada cai do céu. De forma sustentada, o clube vai crescendo, apostando na formação e fazendo com que os nossos jovens tenham oportunidades únicas. Um clube deve ser uma família. Só assim podemos crescer”.

O autarca recordou que, no seu tempo de jogador, havia apenas um recinto desportivo. Hoje são seis e não são suficientes. Por isso, “vamos transformar a Praça de Touros e o velhinho ginásio da Escola Secundária Eça de Queirós”. Aires Pereira afirmou que “a formação desportiva que me facultaram no início da minha vida moldou a forma como eu geri as minhas opções enquanto autarca. Fez com que tenhamos hoje, na Póvoa de Varzim, um conjunto de infraestruturas único no país. E iremos continuar a apostar nos equipamentos porque só assim estaremos a apostar na juventude”.

O edil anunciou, ainda, que o Póvoa Andebol Clube irá contar com sede própria, na Central de Camionagem.