Este livro foi inspirado por uma fotografia tirada na Póvoa de Varzim, em 1956, pela grande realizadora de cinema, Agnès Varda.  Recua aos anos 50 para contar a história das duas cidades da Póvoa: o Bairro Sul, que sobrevivia através de uma vida perigosa no implacável Atlântico, e a próspera cidade turística que ganhava dinheiro com a praia.

É o registo de uma testemunha, baseado em inúmeras horas de entrevistas com aqueles que viveram vidas totalmente alheias ao nosso quotidiano. Pois, então, resistiram à pobreza e a dificuldades para além da nossa imaginação. E viviam sob o tipo de ditadura que, pelo menos por enquanto, desapareceu da Europa moderna.

A sua história é contada pelo “turista curioso” do subtítulo do livro. O Dr. Steve Harrison é um historiador inglês e um publicitário de sucesso. Há mais de 20 anos que visita a Póvoa de Varzim quatro vezes por ano. A sua perspectiva é a de um estrangeiro sobre uma cidade em particular sob a ditadura de Salazar, estando, por isso, livre do viés político e polémico que caracteriza grande parte da escrita histórica sobre este assunto.

Também é escrito, não como uma tese académica, mas para consumo popular. Basta ser curioso sobre este período da História de Portugal para lê-lo.

Tanto o assunto como a abordagem comprovaram já o seu sucesso. Em 2017, Steve e a sua companheira, Morag Brennan, exibiram pela primeira vez o documentário sobre o qual o livro se baseia. Desde então, venceu o prémio de “Melhor Documentário” no Festival Internacional de Cinema de Portugal e foi escolhido pelo Ministério da Educação para figurar entre os filmes do Plano Nacional de Cinema (PNC).