Aires Pereira, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal, manifestou a sua enorme satisfação por encontrar o Parque da Cidade a servir exatamente o seu propósito: ser um espaço para as famílias passarem momentos únicos em comunhão com a natureza. Mas, para além disso, o pulmão da Póvoa de Varzim serviu, desta feita, um interesse maior.

O autarca sublinhou que o Parque da Cidade é de todos nós, construído com o dinheiro de todos nós e, foi seguindo este ideal, que a edição deste ano de “Um dia no Parque!” foi subordinada ao tema “Solidariedade entre Gerações”. O cenário que é de todos foi usufruído pelas instituições poveiras para colher apoios e fazer receita para dar continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui. Assim, coloca-se ao serviço da comunidade um espaço que lhes pertence. Associativismo e solidariedade são palavras que, este ano, por força do momento difícil que o país atravessa, têm um peso e uma força maiores. Esta é uma forma que o município encontrou de apoiar as suas instituições e o trabalho por elas desenvolvido, que tanto é necessário para o bem-estar da comunidade poveira.

De facto, a assinalar o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações foi notório o envolvimento social da iniciativa que contou com a presença de dezenas de instituições e associações que se deram o conhecer, mostrando o que de melhor têm para oferecer. Numa mostra, logo à entrada do Parque, cores, cheiros e sabores convidavam a que cada um desse o seu contributo, ora comprando um produto hortícola, ora acalentando o estômago com um petisco ou mesmo adquirindo uma peça de artesanato. Recorde-se que os fundos angariados por cada uma das entidades foram essenciais para o seu orçamento e consequente trabalho que desempenham ao longo do ano, em muitos casos, em prol do outro.

E se a chuva levou ao cancelamento do passeio de cicloturismo, já os amantes da caminhada não se deixaram intimidar. Assim sendo, perto de uma centena de pessoas puseram pés ao caminho fazendo o passeio organizado pelo Parque. Mas muito mais houve para pôr a população a mexer, provando que a Póvoa de Varzim é “Um concelho em forma!”. Com a colaboração de academias e associações do concelho, decorreram exibições das mais variadas modalidades tanto a convidar a um pé de dança, como o Zumba, como a exercícios mais exigentes como a ginástica militar. Ou seja, não havia desculpas para ficar parado.

Mas, para os mais preguiçosos, também não faltou animação com as múltiplas atuações, quer de dança, com o mais tradicional rancho poveiro ou o moderno street dance, quer de artes marciais como o karaté.

O desporto marcou igualmente este dia no Parque através da entrega dos troféus distinguindo os atletas e equipas com a consagração dos campeonatos Inter-freguesias, 32º Plano de Promoção do Atletismo e 20º Plano de Desenvolvimento de Ténis de Mesa.

De realçar, o entusiasmo dos mais novos que tinham ao seu dispor uma variedade de brincadeiras com bolas “pinchonas”, softénis, estafetas diversas (arcos, ringues, testemunhos…), salto à corda, jogos tradicionais, andebol, futebol, basquetebol e voleibol. Sem falar nos tão desejados insufláveis que deliciam e cansam qualquer criança.

Houve ainda quem aproveitasse para verificar o estado da sua saúde, sendo que, para o efeito, havia um Posto de Primeiros Socorros, coordenado pela Clipóvoa, com realização de rastreios, atendimento e primeira assistência a acidentes.

A Associação dos Bombeiros Voluntários também esteve presente com uma mostra das suas viaturas, adquiridas à custa do voluntariado e da participação de todos os poveiros que têm contribuído para que os bombeiros cumpram a sua missão.

Se perdeu este dia inesquecível, visite o portal municipal, veja as fotos publicadas, e arrependa-se de não ter participado. No entanto, o município deixa-lhe a promessa de voltar porque o 10 de junho já foi instituído como sendo “Um dia no Parque”.