De facto, o dia 10 de junho de 2011 foi tudo isto e, por isso mesmo, o município está a trabalhar afincadamente para que a segunda edição deste evento seja, também, um êxito. As primeiras novidades foram desvendadas esta manhã, na apresentação do evento, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro do Desporto e do Ambiente, Aires Pereira.

“Instituímos este dia, 10 de junho, para fazer este encontro entre todos os poveiros, do concelho neste espaço que pertence obviamente ao concelho”. O autarca garantiu que será um “dia muito preenchido”, anunciando que, sendo 2012 o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, “decidimos dar esse tema ao nosso dia no Parque”. Neste sentido, “convidamos todas as associações, para além das de caráter social, que irão ser as distinguidas. Vamos ter na entrada do parque uma mostra das nossas associações onde vão poder apresentar os seus produtos, colher alguns apoios e fazer alguma receita para o trabalho que vão realizar ao longo deste ano, principalmente, já que, face aos momentos difíceis que o país atravessa, as palavras associativismo e solidariedade têm um peso e uma força maiores do que em anos anteriores”.

O Vice-Presidente revelou que às 10h00 haverá uma Missa Campal celebrada pelo Padre Guilherme, organizada pela Paróquia de Amorim. De seguida, será feita uma Caminhada e um Passeio de Cicloturismo, este último “pretende utilizar parte da ecovia que estamos a recuperar até Laundos. É um passeio sem caráter competitivo até ao Parque Industrial de Laundos, no qual toda a gente pode participar, que irá servir para passar o tempo e abrir o apetite para o almoço”, explicou.

Eng Aires

Sabores no Parque é a designação da zona de pique nique para o qual todos são convidados a realizar, sendo que, para tal, também será necessária a colaboração do São Pedro, “fundamental para termos um dia de sol e sem vento”, lembrou. Haverá ainda a zona central, Mostra Associativa, onde estará o palco no qual as associações, academias e artistas poveiros se poderão dar a conhecer com variadas atuações durante todo o dia e um espaço de apresentação das associações, prestando informações sobre as suas atividades e exibindo o que fazem ao longo do ano. Outra área que o ano passado teve bastante animação é a das Brincadeiras, zona inteiramente dedicada às crianças, tendo em conta que “muitas vezes são o motivo principal para virmos até aqui. A pensar nelas haverá realização de jogos, oficinas de educação ambiental e de artes plásticas e muitos insufláveis para que possam gastar as suas energias”, revelou. Haverá a zona de Aventuras, para os mais radicais, com atividades de desportos de aventura, promovidas por diferentes entidades, acrescentou.

Aires Pereira destacou ainda “um parceiro, desde a primeira hora, que a todos diz muito e ao município em particular: a Associação dos Bombeiros Voluntários, que estará presente com uma mostra das suas viaturas, adquiridas à custa do voluntariado e da participação de todos os poveiros que têm contribuído para que os bombeiros cumpram a sua missão. Nada melhor, do que aqui, perante a plateia da Póvoa de Varzim, para que os bombeiros possam divulgar e apresentar tudo aquilo que fazem para poderem sensibilizar as pessoas para o voluntariado e para participarem nesta atividade tão nobre que é ser bombeiro ao serviço das populações”. Por último, o Vereador assinalou a zona Primeiros Socorros, posto de atendimento e primeira assistência a acidentes e realização de rastreios diversos, com a colaboração de parceiros nesta área.

cartaz_1DnP'12

O autarca destacou, uma vez mais, a importância de todas as instituições e associações envolvidas que irão contribuir para que 10 de junho seja “um dia de festa e em festa, até porque se espera que seja a consagração da subida do Varzim Sport Club à 2ª Liga, que às 17h00 realiza o seu último jogo”.

Ainda no âmbito desportivo, informou que o evento irá incluir as festas de encerramento dos Planos de Promoção de Atletismo e Ténis de Mesa, com provas e entrega de prémios.

Aires Pereira realçou também que, desde a primeira edição de “Um dia no Parque!”, o espaço “nunca mais foi o mesmo, quer sob o ponto de vista das pessoas que cá vêm quer sob o ponto de vista das pessoas que o utilizam. As pessoas perderam o medo de vir ao parque e perceberam que este é um espaço de todos”, constatou, acrescentando que “ultimamente, parece que não são só os humanos que gostam de aqui estar porque tem havido nascimento atrás de nascimento de aves migratórias que aqui passam e a própria fauna e árvores que têm vindo a aumentar”.

Acompanhe os preparativos desta grande festa no portal municipal.

“Celebrar a comunidade poveira, hoje e sempre!”