Com “Um Gesto de Natal”, José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelos Vereadores Afonso Oliveira e Luís Diamantino, visitou ambas as instituições, onde crianças e adolescentes aguardavam ansiosamente, não escondendo a alegria.

Recebidos de forma efusiva, foram também eles presenteados com momentos musicais. No Instituto Maria da Paz Varzim as crianças interpretaram um tema de Natal onde as palavras “Paz”, “Amor”, “Partilha”, “União”, “Harmonia”, “Felicidade”, “Amizade” e “Esperança” se uniam a uma só voz, havendo também lugar à distribuição de presentes, feitos pelas crianças, pelos representantes do Executivo. Já no Instituto Madre Matilde, as jovens ofereceram um número de dança bem ritmado e ainda recitaram um pequeno texto que decifrava o verdadeiro significado do Natal.

Em ambos os locais, José Macedo Vieira teve a preocupação de passar uma mensagem de esperança e de incutir nos presentes um sentimento de responsabilidade pelo seu próprio destino, sublinhando a importância de ambas as instituições para as suas formações enquanto pessoas. “Aproxima-se o ano de 2009 e espero que esse seja também o momento do princípio da realização dos vossos sonhos. Preparem-se para a vida, para que um dia possam também vocês ter um trabalho e uma família”, frisou, considerando este momento de distribuição de prendas e de carinho “particularmente sensibilizante”.

Chegado o momento tão esperado, o de entrega e abertura das prendas, era possível ver, entre bonecas, carrinhos, malas ou relógios, risos e até algumas lágrimas de alegria.

Afinal, são estes momentos de franca felicidade que verdadeiramente fazem o Natal.