Os autarcas repetiram “Um gesto de Natal”, como já vem sendo tradição, e entregaram chocolates, sorrisos, abraços e palavras de conforto às crianças destas três instituições.

A primeira visita foi à Casa do Regaço, um centro de acolhimento temporário, isto é, uma casa preparada para receber crianças que são retiradas às famílias biológicas pelos Tribunais de Família e Menores ou Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. A Casa do regaço é um projeto da Cruz Vermelha Portuguesa

A segunda paragem foi na Casa Santa Maria da Estela. Recebidos pela Irmã Rosa, os Vereadores distribuíram mais chocolates e mais carinho.

A Casa de Santa Maria da Estela tem vindo, ao longo dos anos, a servir de lar a crianças e jovens em risco. Com as suas características rurais, esta casa de dois pisos, paredes em pedra e cobertura inclinada foi acolhendo uma “família alargada”, à custa de muita vontade e generosidade.

Finalmente, a última visita aconteceu no Instituto Maria da Paz Varzim, que presta apoio e trabalha com crianças e adultos em várias áreas: informática, inglês, música, desporto, acompanhamento psicológico, oficinas família, expressão plástica e acompanhamento ao estudo. Todo este apoio é gratuito para aqueles que são recomendados pela Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim ou pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Luís Diamantino agradeceu o trabalho desenvolvido pelos voluntários destas instituições, “a entrega do seu tempo, de carinho”, bem como de todos os funcionários que fazem destas três casas autênticos lares de família.

Recordamos que “Um gesto de Natal” chegou também às crianças e jovens do Instituto Madre Matilde. Ontem de manhã, o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, deslocou-se à instituição para desejar Feliz Natal e distribuir os chocolates, um gesto simbólico e doce para lembrar a todos a preocupação da autarquia quanto ao bem-estar de todos.