A sessão contou com a presença de José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, bem como do restante executivo camarário, de Carlos Maçães, Presidente da Junta de Freguesia de Aver-o-Mar, do Padre Joaquim Amorim, Pároco da freguesia, e Carlos Sá, Presidente do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.

Após o descerrar da placa por José Macedo Vieira e Carlos Sá, o Padre Joaquim Amorim procedeu à bênção do estabelecimento de ensino que entrou hoje em pleno funcionamento albergando mais de uma centena de alunos distribuídos em seis turmas.

José Macedo Vieira revelou que esta inauguração “é um momento particularmente feliz” não só pelo facto de ser uma felicidade um Presidente inaugurar uma escola mas acima de tudo por tratar-se da escola que frequentou entre 1957 e 1961. “Quando hoje entrei na escola, fez-me rememorar tudo o que aqui vivi”, referiu o edil. O autarca disse ainda que “esta escola está a ser apadrinhada pela memória do escritor Francisco Gomes de Amorim”, cuja casa onde viveu se situa junto à escola.

José Macedo Vieira informou que o investimento do município nesta empreitada foi de cerca de 600 mil euros, sendo que perto de 60% foi comparticipado pelo QREN. A escola sofreu uma “remodelação total e um acrescento substancial de forma a dar uma funcionalidade moderna”, acrescentou o Presidente enumerando as diferentes valências que integra: “tem um espaço eclético onde se pode fazer ginástica, uma sala de professores, uma sala multimédia, seis salas de aula, uma biblioteca e um refeitório”. “É uma mais-valia para Aver-o-Mar”, concluiu o autarca lamentando apenas o contratempo (falência da empresa de construção) que atrasou em quase seis meses a entrada em funcionamento da escola.

O Pároco e o Presidente da Junta da Freguesia partilharam a felicidade sentida por José Macedo Vieira pois também frequentaram a Escola EB1 de Refojos e consideram que “hoje é um dia feliz para Aver-o-Mar”. “Chegamos a bom porto e temos uma escola moderna” afirmou Carlos Maçães que realçou o empenho do município que “fez de tudo para que o prazo de finalização da obra fosse cumprido” e “nos dias de hoje não é fácil levar a cabo uma obra desta envergadura”, reconheceu.

Apesar das dificuldades económicas sentidas pelo país e consequentemente pelo município, o executivo deixa a garantia de que não vai deixar de investir nas escolas e pretende recuperar, até ao fim do mandato, todos os estabelecimentos de ensino que forem necessários. “É prioritário para o país porque não há desenvolvimento sem educação e é necessário um avanço para competir com a globalização” referiu o edil informando que “para breve está prevista a intervenção noutra escola da freguesia de Aver-o-Mar, Aldeia Nova”.