A sessão comemorativa decorreu ao final da tarde, no Hotel Axis Vermar, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

Na sua intervenção, o autarca destacou a importância da Universidade Sénior na comunidade poveira e manifestou a sua satisfação pelo crescimento que a instituição tem tido ao longo dos anos, tanto no número de alunos como no aumento das instalações.

O edil reconheceu que “a Universidade Sénior responde a uma necessidade das nossas sociedades: as pessoas vivem mais anos; querem dar vida a esses anos e sentem a evolução do mundo que as rodeia e querem não só compreendê-la como também participar nela: querem ser úteis, recusam aceitar a condição de aposentados”.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim aproveitou ainda para transmitir aos presentes a preocupação e carinho do Município para com a população mais idosa do concelho, quer através da criação de projetos como o Desporto Sénior, quer com a disponibilização de espaços como os Centros Ocupacionais da Lapa e de Aver-o-Mar.

O momento ficou ainda marcado pela assinatura de um Protocolo entre o Município, representado pelo Presidente, e o Rotary Club da Póvoa de Varzim, também representado pelo seu Presidente, António Sérgio Real, que visa por em prática o Projeto “A Voz e os Laços”. No âmbito deste projeto, o Rotary Club irá criar, através da Universidade Sénior, um grupo de alunos, professores e colaboradores, voluntários, no sentido de fazerem parte de um “Call Center” – “A Voz e Laços”, tendo por objetivo conversar com gente que se sinta só. O projeto será desenvolvido em parceria com a Rede Social do Município, que fornecerá uma lista de pessoas a serem contactadas pela “A Voz e Laços”.

Neste 12º aniversário, a Universidade Sénior distinguiu a Câmara Municipal, e em particular o seu Presidente, pelo apoio concedido ao longo dos últimos anos.