O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, marcou presença na sessão que contou com uma conferência sobre “O Covid-19 e o Idadismo”, por Rute Lemos, Professora Assistente Convidada da FLUP.

A conferencista refletiu sobre a forma como o Covid-19 reforçou a discriminação das pessoas mais velhas enumerando várias medidas que foram adotadas durante a pandemia e estigmatizaram este grupo etário.

A socióloga alertou para a necessidade das políticas se debruçarem mais sobre o fator social, determinante para combater a propagação da doença.

Aires Pereira referiu que logo no primeiro momento defendeu que “o que importa são as pessoas, tudo o resto é secundário”, e é assim que “temos pautado a nossa intervenção no município poveiro, sem qualquer tipo de segregação”.

Neste sentido, o Presidente da Câmara transmitiu que o apoio da autarquia à Universidade Sénior para garantir a sua continuidade era inegável, tal como foi aprovado na última reunião do executivo. Para o edil, a Universidade Sénior é “mais do que um projeto universitário, é um projeto de encontro e um sítio onde as pessoas gostam de estar”, acrescentando que as “relações humanas são insubstituíveis”.

Aires Pereira referiu-se às limitações a nível da atividade física manifestando a sua tristeza por ainda não poder realizar-se o Projeto Desporto Sénior, também ele um ponto de encontro entre a população idosa de todo o concelho.

O autarca terminou transmitindo que “não estou disponível para vos dispensar do vosso contributo para a sociedade poveira”.

A Presidente do Rotary Club da Póvoa de Varzim, Teresa Castro Lopes, aproveitou o momento para agradecer ao Presidente da Câmara o apoio dado para a continuidade da Universidade Sénior.

O Coordenador-Geral da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim, Miguel Loureiro, informou que atualmente estão inscritos 77 alunos na Universidade Sénior, número bastante inferior ao ano passado no arranque do ano letivo em que eram 165, chegando a 234 quando encerrou em março deste ano. Estão previstas 41 disciplinas para este ano letivo (2020/2021) de um projeto que completa 13 anos de existência a 27 de novembro.